Histórias de periódicos e da Educação Matemática no Brasil: Possíveis relações

Auteurs

  • ARLETE DE JESUS BRITO Departamento de Educação, UNESP, Rio Claro
  • MARIA ANGELA MIORIM Faculdade de Educação, UNICAMP

Résumé

Resumo

Nesse artigo, pretendemos elaborar uma história que ressalta vínculos entre a publicação de periódicos nacionais que abordam o ensino de matemática e os movimentos deflagrados pela comunidade de professores e pesquisadores envolvida com tal ensino. Para tal, iniciamos nosso estudo relacionando periódicos publicados, desde o século XIX, que abordam questões de ensino e aprendizagem da matemática. Em um segundo momento do texto, analisamos o Boletim GEPEM, no período de 1976 a 2006.

 

Abstract

This paper means to elaborate a history that emphasizes relationships among national journals about the mathematical teaching and movements in Mathematical Education. It relates scientifical journals that approach the teaching and learning of the mathematics, since the nineteenth century. After this, it analyzes the Boletim GEPEM, in the period from 1976 until 2006.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2012-12-01

Comment citer

BRITO, A. D. J.; MIORIM, M. A. Histórias de periódicos e da Educação Matemática no Brasil: Possíveis relações. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 439–464, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12761. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos