Resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática
Mots-clés :
Educação Matemática_1, Resolução de Problemas_2, Formação de Professores_3.Résumé
Resumo
O objetivo deste texto é o de apresentar parte de um Estudo de Caso, realizado em um curso de Licenciatura em Matemática, nos anos de 2010-2011, visando a contribuir com as muitas ações movidas por todos os envolvidos na formação inicial docente, no sentido de melhor preparar esses profissionais, nessa importante etapa de formação. Numa reformulação do curso, a Resolução de Problemas (RP) veio a ser uma das novas disciplinas, cuja ementa apregoava o trabalho com Tendências no Ensino de Matemática. Nesta pesquisa, dar-se-á ênfase ao trabalho desenvolvido com futuros professores nessa disciplina, com enfoque para a Resolução de Problemas como metodologia de ensino sob seus aspectos teórico e prático. Acredita-se que o trabalho docente é reflexo da vivência do professor ao longo de sua trajetória e espera-se que, vivenciando diferentes metodologias de trabalho nessa etapa da formação, o futuro professor esteja mais bem preparado para exercer a docência. Ao final de três semestres do trabalho na disciplina, verificou-se que os futuros professores eram capazes de trabalhar com a Metodologia estendendo-a, inclusive, para outros contextos.
Palavras chave: Educação Matemática; Resolução de Problemas; Formação de Professores.
Abstract This paper aims to present part of a Case Study carried out in an Initial Training for Teachers of Mathematics, in the years 2010-2011, in order to contribute to the many actions done by those involved in the initial teacher’s training in order to better prepare these professionals, in this important stage of formation. Having reformulated the course, Problem Solving (RP) came to be one of the new subjects, where the curriculum claimed to work with Trends in the Teaching of Mathematics. In this research, emphasis will be given to working with future teachers in this subject, focusing on Problem Solving as a teaching methodology in its theoretical and practical aspects. It is believed that teaching is a reflection of the experience of the teacher throughout his career and it is expected that experiencing different working methodologies in this stage of training future teachers are better prepared to work as teachers. After three semesters of work on the subject, it was found that prospective teachers were able to work with the methodology by extending it even to other contexts.Keywords: Mathematics Education; Problem Solving; Teacher Training.
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Références
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