Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental<br>Discussions on teaching algebra in early years of elementary school
Mots-clés :
anos iniciais, matemática, ensino, álgebraRésumé
Este artigo tem como propósito analisar o quê e como o ensino de álgebra pode ser abordado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A trajetória metodológica adotada envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental. Como resultados, destacamos a importância da articulação entre o ensino da aritmética e da álgebra desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo isso em vista, parece-nos pertinente que a inserção dessa articulação, com a inclusão de propostas de atividades para a prática pedagógica, constitua objeto de estudo em espaços de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, incluindo os que atuam nos anos iniciais de escolaridade.This article aims to analyze what and how the teaching of algebra can be addressed in the early years of elementary school. The methodology adopted involved a qualitative approach, through documentary analysis. As results, we highlight the importance of coordination between the teaching of arithmetic and algebra since the early years of elementary school. With this in mind, it seems appropriate with the inclusion of proposed activities for teaching practice, constitute the object of study in areas of initial and continuing training of teachers who teach mathematics, including those working in the early years of schooling.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2013-12-27
Comment citer
LUNA, A. V. de A.; SOUZA, C. C. C. F. Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental<br>Discussions on teaching algebra in early years of elementary school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 817–835, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17747. Acesso em: 27 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).