Associando Pesquisa e Intervenção em uma Disciplina de Introdução ao Cálculo: um Estudo de Caso na UFRJ <br> Associating research and intervention in a discipline of calculus introduction: a case study at UFRJ
Mots-clés :
Introdução ao Cálculo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Resoluções de Problemas no Ensino Superior.Résumé
Esta pesquisa teve como objetivo investigar uma proposta de intervenção em uma disciplina de Introdução ao Cálculo, que aconteceu concomitantemente com as aulas tradicionais de Cálculo I, em um curso de graduação da UFRJ. Neste estudo, buscou-se investigar como o uso da abordagem por resolução de problemas em um ambiente computacional pode contribuir para o enriquecimento das imagens de conceitos dos estudantes relativo às funções e inequações lineares. Os dados foram levantados segundo a metodologia estudo de caso. A análise final sugere que a visualização e a articulação das múltiplas representações proporcionadas por um ambiente em que as interações entre os participantes e as mídias foram constantes, podem enriquecer as imagens de conceito dos estudantes relativos aos conceitos supracitados.
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