O processo de aprendizagem do cálculo oral de sujeitos com diferentes níveis de escolaridade e contextos sociais<br>The learning process of oral calculus of subjects with different levels of schooling and social contexts
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p147-158Résumé
Este artigo apresenta um estudo realizado na disciplina de Trabalho de Curso em Matemática, do Curso de Matemática – Licenciatura, da Univesidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, o qual originou-se a partir do intuito de estudar como se constitui a aprendizagem em diferentes níveis de escolaridade em relação aos cálculos diários presentes em seus contextos, desde sujeitos que frequentaram a escola por um curto período até os que possuem formação básica completa. Os procedimentos adotados basearam-se no estudo de caso, na aplicação de questionários e na problematização de uma situação prática com os sujeitos da pesquisa, possibilitando verificar o cenário em que estão inseridos e quais as relações que são estabelecidas entre a matemática, suas aplicações e vivências.
This article presents a study performed for the graduation task of the course of Mathematics in the University of Santa Cruz do Sul and aims to study how learning is acheved at different levels of education in relation to the daily calculations present in their contexts: from subjects who attended school for a short period to those with complete basic education. The study is based on qualitative research, application of questionnaires and problematization of a practical situation with the participants, taking in consideration methods such as case study. From this study one may observe that the people dominate the mathematical contents that are necessary to them, besides that this learning is a construction from the social coexistence.
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