O ensino de álgebra e a filosofia de Wittgenstein: sobre regras e essência<br>The Teaching of Algebra and Wittgenstein's Philosophy: On Rules and Essence
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p29-49Mots-clés :
Álgebra, Linguagem, Ensino, Terapia de Wittgenstein.Résumé
Este texto tem o objetivo de analisar alguns aspectos relacionados ao envolvimento da linguagem com a álgebra, possibilitados pela aproximação da terapia de Wittgenstein e, que conduzem a novas reflexões sobre o ensino desta disciplina. Assim, partimos do conceito de regras para compreendermos noções de aplicação, generalização e abstração, trazendo estas em uma discussão mais ampla sobre essência. Mostramos que a álgebra dever ser analisada levando em consideração seus conceitos específicos, tratando de forma particular sua linguagem e especificando nos contextos algébricos conceitos de outras áreas da matemática, e, assim, podemos percebê-la como autônoma e arbitrária, com relações internas de sentido.
This text aims to analyze some aspects related to the involvement of language with algebra, made possible by the approximation of Wittgenstein's therapy and which lead to new reflections on the teaching of this discipline. Thus, we start from the concept of rules to understand notions of application, generalization and abstraction, bringing these into a broader discussion of essence. We show that algebra should be analyzed taking into account its specific concepts, treating in a particular way its language and specifying in the algebraic contexts concepts of other areas of mathematics, And so we can perceive it as autonomous and arbitrary, with internal relations of meaning.
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