Saberes docentes e educação estatística: composições analíticas no ensino médio

Auteurs

  • Alessandra de Abreu Corrêa Pontificia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Mots-clés :

Educação Estatística, Ensino Médio, Saberes docentes

Résumé

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística. O objetivo foi diagnosticar e compreender como os saberes docentes são construídos na prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Médio. A análise dos saberes das ciências da educação emergiu das concepções docentes evidenciadas em um questionário misto, respondido por oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela/RS. Segundo estes sujeitos, a consideração dos saberes dos estudantes, a interligação das disciplinas escolares e o foco na resolução de problemas seriam suas principais ferramentas teóricas para ensinar Estatística no Ensino Médio.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Alessandra de Abreu Corrêa, Pontificia Universidade Católica do Rio grande do Sul

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Especialização em Estatísitica Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Téléchargements

Publiée

2012-04-30

Comment citer

CORRÊA, A. de A. Saberes docentes e educação estatística: composições analíticas no ensino médio. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8125. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos