Relação família-escola e educação matemática: um estudo etnomatemático em uma classe multisseriada do RS <br> Family-school relationship and mathematics education: a study ethnomathematical in a class multisseriate of RS

Autores

  • Débora de Lima Velho Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

relação família-escola, etnomatemática, dever de casa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns dos resultados de uma investigação que procurou discutir a relação família-escola no que diz respeito à educação matemática, mais especificamente, essa relação em escola do campo multisseriada localizada no município de Novo Hamburgo, da região do Vale do Rio dos Sinos (RS). O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com sete famílias vinculadas a escola multisseriada. Os principais resultados da investigação apontam que o auxílio ao dever de casa era considerado pelas famílias como uma das principais vias para sua participação em questões educacionais, e foi possível identificar semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos praticados pela forma de vida escolar e aqueles praticados pelas famílias quando auxiliavam seus filhos nos deveres de casa de Matemática.

 

Abstract

 

 

This article aims to present some of the results of an investigation that sought to discuss the family-school relationship with regard to mathematics education, more specifically, the ratio on a multisseriate school of field located in the town of Novo Hamburgo of the region of Vale do Rio dos Sinos (RS). The research material consists of interviews with seven families linked to school multisseriate. The main research findings indicate that the homework was regarded by families as a major route for their participation in educational matters, and it was possible to identify family resemblances between the mathematical language games practiced by way of school life and those practiced by the families when they helped their children with their math homework.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Lincencianda em Matemática pela mesma instituição.

Referências

ABREU, Guida de; CLINE, Tony. Parents' representations of their children's mathematics learning in multiethnic primary schools. British Educational Research Journal, v. 31, n. 6, dez. 2005, p. 697-722.

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores)

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 de jun. 2012.

CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.

DAL’IGNA, Maria Claudia. Família S/A: um estudo sobre a parceria família-escola. 2011. 182 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da Educação Matemática Escolar. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo, 2009.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FRANCO, Olívia Carvalho de Mello. Práticas familiares em relação ao dever de casa: um estudo junto às camadas médias de Belo Horizonte. 2002. 190 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, MG, 2002.

GIONGO, Ieda Maria. Educação Matemática e disciplinamento de corpos e saberes: um estudo sobre a Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo, 2008.

GLORIA, Dília Maria Andrade. Relação entre escolaridade e diferenças constitutivas das fratrias. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 30, p. 31-42, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X200 5000100006 &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 jul. 2012.

KNIJNIK, Gelsa. La oralidad y la escrita en la educación matemática: reflexiones sobre el tema. Educación Matemática, México, v. 18, 2006a, p. 149-164.

KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática e diferença cultural: o desafio de “virar ao avesso” saberes matemáticos e pedagógicos. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE. Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: Edições Bagaço, 2006b. p. 1-8

KNIJNIK, Gelsa. Differentially positioned language games: ethnomathematics from a philosophical perspective. Educational Studies in Mathematics, v. 80, n. 1-2, p. 87-100, 2012a.

KNIJNIK, Gelsa [et al.]. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012b.

KNIJNIK, Gelsa; GIONGO, Ieda. Educação matemática e currículo escolar: um estudo das matemáticas da escola estadual técnica agrícola Guaporé. Zetetiké, Campinas, v. 17, n. 32, p. 61-80, jul./dez. 2009.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda. Educação Matemática e oralidade: um estudo sobre a cultura de jovens e adultos camponeses. Anais do IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação, Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006b, (CD-ROM).

OLIVEIRA, Sabrina Silveira de. Matemáticas de formas de vida de agricultores do

município de Santo Antônio da Patrulha. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2011.

SOUZA, Rodrigo Augusto de Ana; HINTZE, Cristina Jaeger. Pragmatismo e linguística: interfaces e intersecções. Cognitivo-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 108-120, jul./dez. 2010.

TANNO, Maria Ângela dos Reis Silva. As diferentes estruturas e situações familiares e suas interações com a escola. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Católica de Brasília, DF, 2005.

WANDERER, Fernanda. Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2013-05-06

Como Citar

JUNGES, D. de L. V. Relação família-escola e educação matemática: um estudo etnomatemático em uma classe multisseriada do RS &lt;br&gt; Family-school relationship and mathematics education: a study ethnomathematical in a class multisseriate of RS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13709. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos