Evolução de estratégias e mapeamento de possibilidades no jogo mankala colhe três <br> Évolution des stratégies et répertoriage des possibilités dans le jeu mankala récolte trois
Palavras-chave:
Jogo Matemático, Mankala Colhe Três, Teoria das Situações Didáticas,Resumo
Fundamentado pela Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, buscou-se investigar a evolução de estratégias de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no jogo Mankala Colhe Três. Para isso, foi feita uma análise a priori do jogo baseada em um mapeamento das jogadas. Do dispositivo experimental, que teve como base a realização de dois momentos práticos com o jogo e de uma entrevista, participaram quatro alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que, devido à maneira como o dispositivo experimental foi preparado, foi possível fortalecer o caráter adidático das situações de jogo com o Mankala Colhe Três e que as diferentes modalidades de interação entre os sujeitos favoreceram a evolução das estratégias durante as partidas.
Résumé
Ce travail, développé dans le cadre de la théorie des situations didactiques de Guy Brousseau, porte sur l´évolution des stratégies d’élèves de sixième dans le jeu Mankala Récolte Trois. Pour cela, un répertoire de configurations possibles de jeu a été construit dans l’analyse a priori. Le dispositif expérimental est constitué de deux moments de jeu et d’un entretien avec quatre élèves de sixième. Parmi les résultats, il a été constaté que le dispositif expérimental a permis de renforcer le caractère adidactique des situations de jeu avec le Mankala Récolte Trois et que les différentes formes d’interaction ont favorisé l’évolution des stratégies des élèves le long des parties jouées.
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