Educação Comparada: uma análise dos Currículos prescritos de Matemática de Brasil e México <br> Comparative Education: An Analysis of the Prescribed Mathematics Curricula of Brazil and Mexico

Autores

  • Marcelo Navarro da Silva Faculdades Metropolitanas Unidas e Faculdades Integradas de Guarulhos
  • Saddo Ag Almouloud

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p328-352

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Educação Matemática, Brasil e México

Resumo

O presente trabalho trata-se de resultados de um estudo comparativo dos Currículos prescritos de Matemática dos sistemas educativos de Brasil e México, porém, mais especificamente do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Superior no México. A análise comparativa buscou-se sinalizar as possíveis influências da Educação Matemática nos documentos oficias que regem os sistemas educacionais dos países comparados, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática no Brasil e os Programas de Estudos das Matemáticas no México, e constata-se certas similaridades e diferenças no sistema de ensino dos países comparados. As considerações do estudo indicam que as influências da Educação Matemática nos Currículos prescritos estão presentes, como, Didática da Matemática francesa, Interdisciplinaridade, Contextualização, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, uso da História da Matemática e de recursos tecnológicos, e a Matemática ensinada no Brasil tende a uma formação cidadã, caso diferente no México que está focada ao conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Marcelo Navarro da Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas e Faculdades Integradas de Guarulhos

Professor da licenciatura e dos cursos de ciências contábeis, econômicas e atuariais.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

DA SILVA, M. N.; ALMOULOUD, S. A. Educação Comparada: uma análise dos Currículos prescritos de Matemática de Brasil e México &lt;br&gt; Comparative Education: An Analysis of the Prescribed Mathematics Curricula of Brazil and Mexico. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 328–352, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p328-352. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33315. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática