Educação Comparada: uma análise dos Currículos prescritos de Matemática de Brasil e México <br> Comparative Education: An Analysis of the Prescribed Mathematics Curricula of Brazil and Mexico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p328-352Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Educação Matemática, Brasil e MéxicoResumo
O presente trabalho trata-se de resultados de um estudo comparativo dos Currículos prescritos de Matemática dos sistemas educativos de Brasil e México, porém, mais especificamente do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Superior no México. A análise comparativa buscou-se sinalizar as possíveis influências da Educação Matemática nos documentos oficias que regem os sistemas educacionais dos países comparados, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática no Brasil e os Programas de Estudos das Matemáticas no México, e constata-se certas similaridades e diferenças no sistema de ensino dos países comparados. As considerações do estudo indicam que as influências da Educação Matemática nos Currículos prescritos estão presentes, como, Didática da Matemática francesa, Interdisciplinaridade, Contextualização, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, uso da História da Matemática e de recursos tecnológicos, e a Matemática ensinada no Brasil tende a uma formação cidadã, caso diferente no México que está focada ao conhecimento matemático.Metrics
Referências
ARTIGUE, M.Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, pp. 281-308, Grenoble, 1988
ARTIGUE, M. Une introduction à la didactique des mathématiques, (mimeogr), p.31, 1988
BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Revista Bolema, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/SP – Rio Claro, n.15, p.5-23, janeiro de 2001
BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, São Paulo, Editora Contexto, 2002
BRASIL, Lei 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Câmara dos Deputados, 9ª edição. 2014
_______, Parâmetros curriculares nacionais – Matemática Ensino Médio – PCN+. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2002
_______, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Volume 2. Brasília, 2006
_______, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília. 2000
BROUSSEAU, G. Le contrat didactique: Le milieu. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.9, n.3, p.309-336. Grenoble, 1988
_______________, La théorie des situations didactiques. 1997. Disponível em<http://guy-brousseau.com/wp-content/uploads/2011/06/MONTREAL-archives-GB1.pdf.> acessado em: 10 de setembro de 2012
CASASSUS, J. A reforma educacional na América Latina no contexto de globalização. Cadernos de Pesquisas, fundação Carlos Chagas, n.114, p.7-28. 2001
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble, la Pensée Sauvage, 1991
________________, Remarques sur La notion d’infrastructure didactique et sur le rôle de PER, Conferência pronunciada em 19 de maio de 2009 ao Journées Ampere realizado a 1’ INRP, Disponível em<http://www.yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG>, Années 2006 a 2010, textes et publications.
D ´AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Editora Papirus, Campinas/SP, Edição n. 17ª, 2009
FERRER, F. J. La educación comparada actual. Barcelona, Editora. Ariel, 2002
MAIOLI, M. Discutindo significados do termo “contextualização” emergente nos documentos curriculares da Educação Básica, em particular no Ensino Médio. Anais do XII Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, Recife, Brasil, 2011
MÉXICO, Documento base del bachillerato general. Subsecretaria de Educación Media Superior. Dirección General del Bachillerato. Ciudad de México, Secretaría de Educación Pública, 2011
________, La Estructura del Sistema Educativo Mexicano. Disponível em: www.sep.gob.mx/work/models/sep1/.../sistemaedumex09_01.pdf. acessado em: 30 de julho de 2013
________, Matemáticas I, II, III y IV: Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordenación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014
_________, Cálculo Diferencial y Cálculo Integral: Programa de Estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de Março de 2014
_________, Matemáticas Financieras I y II: Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014
__________, Probabilidad y Estadística I y II. Programas de estudio Educación Media Superior. Secretaria de Educación Pública (SEP). Subsecretaria de Educación Pública. Dirección General Del Bachillerato. Dirección de Coordinación Académica, 2013 http://www.dgb.sep.gob.mx/02-m1/03-iacademica/programasdeestudio.php. Acessado em 30 de março de 2014
NISS, M. O papel das aplicações e da Modelação na Matemática Escolar. Tradução de Paulo Abrantes. Educação e Matemática, n.23, 3º trimestre. 1992
PERRENOUD, PH. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed Editora, 1999
PIRES, C.M.C. Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo, FTD, 2000
SACRISTÁN, J.G.O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 3ª edição, 2000
SILVA, M.A. Currículos de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para a escolha de organização de conteúdos. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, 2009
SILVA, M.V.; VALENTE, L.F.; LIMA, I.R.S. Reformas educacionais na América Latina: abordagens sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica no Brasil e México. Revista Teoria e Prática da Educação, volume 16, número 3, p.39-54, 2013
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Críticas: a questão da democracia. Campinas/SP, Papirus, 2ª Reimpressão, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).