OS TEXTOS SOBRE ENSINAR/APRENDER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REVISTA NOVA ESCOLA: UMA ANÁLISE RETÓRICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Divulgação científico pedagógica, argumentação, Revista Nova EscolaResumo
O presente trabalho relata resultados de pesquisa cujo objetivo foi identificar que visão de Educação Matemática permeia os textos referentes a essa área na revista NOVA ESCOLA, provavelmente à qual têm acesso a maioria dos professores no Brasil, e que tipo de argumentação é neles utilizada para conseguir a adesão dos professores do Ensino Fundamental a perspectiva neles habita. Na análise interpretativa desses textos utilizamos a noção bakthiana de gênero discursivo, bem como autores que focalizam a imprensa, como Zanchetta Junior (2004), o discurso jornalístico, como Ponte (2005), e a argumentação na comunicação, como Breton (2003). Abstract: This paper we present results of a research whose aim was to investigate what kind of mathematical education underlies the articles referring to Mathematics Education in Nova Escola the educational magazine which reaches most Brazilian teachers, as well as what type of arguments is used to lead the teachers to participate in such ideology. The texts were analyzed according to Bakhtin’s discursive genre, the writings of Zanchetta Junior (2004) dealing with the press, Ponte (2005) dealing with journalistic discourse, and Breton (2003) dealing with the argument in communication.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-10-02
Como Citar
EVANGELISTA, E. M.; PAVANELLO, R. M. OS TEXTOS SOBRE ENSINAR/APRENDER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REVISTA NOVA ESCOLA: UMA ANÁLISE RETÓRICA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/3334. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).