Um Modelo Epistemológico de Referência para o estudo da planificação de superfícies de pirâmides triangulares <br> An Epistemological Model of Reference for the study of the planning of surfaces of triangular pyramids
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p327-346Palavras-chave:
Pirâmide triangular. Planificação de superfícies de sólidosResumo
Retomamos neste artigo um anteriormente publicado no sentido de ampliar as discussões lá propostas analisando a situação a partir de outro referencial. Trata-se da apresentação de um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para a construção, no Geogebra, de planificações de superfícies de pirâmides triangulares de altura determinada, verificando condições e restrições para a referida construção. Tal MER pode justificar organizações didáticas que promovam Atividades de Estudo e Pesquisa (PEP) desenvolvidas a partir de questionamentos realizados durante a atividade que conduzirão a resolução do problema proposto. Um dos objetivos do estudo é proporcionar uma razão de ser para o trabalho com a representação plana de sólidos geométricos. <br>
In this paper we have taken back a previously published one in order to broaden the discussion considering another referential. It refers to an Epistemological Model of Reference (EMR) for the construction of surface planning of triangulated pyramids of determined height, verifying conditions and restrictions using Geogebra. EMR can justify pedagogic organization that enable the method Study and Research Activities (SRA), which is developed from questions emerging that will lead to the resolution of the proposed problem. The main objective of the study is supporting the surface representation of geometric solids work.
Metrics
Referências
ALMEIDA, T.C.S. Sólidos Arquimedianos e Cabri 3D: um estudo de truncaturas baseadas no renascimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Faculdade de Ciencias Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
ALMEIDA, T.C.S.; SILVA, M. J. F. O Cabri 3D como habitat para o estudo dos Sólidos de Arquimedes. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CABRI – IBEROCABRI, VI, 2012. Lima, Perú, Anais: 2012, p. 202-211.
BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
CHEVALLARD, Y. Quel programme pour l’avenir de la recherche en TAD? In: BOSCH, M. et al (org.) Un panorama de la TAD - An overview of ATD. Centre de Recerca Matemàtica: Barcelona, 2012
______. Le passage de l´arithmétique a l´algébrique dans l´enseignement des mathématiques au college. Deuxième partie. Perspectives curriculaires : la notion de modélisation. Petit X. Grenoble, n. 19, p. 43-72, 1989.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké. Campinas: UNICAMP, Ano 1, n. 1, 1993.
SILVA, M. J. F. A construção de situações problemas utilizando o Cabri 3D. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CABRI – IBEROCABRI, VI, 2012. Lima, Perú, Actas, 2012, p. 23-37.
SILVA, M. J. F.; SALAZAR, J. V. F. Cabri 3D na sala de aula. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CABRI – IBEROCABRI, VI, 2012. Lima, Perú, Actas, 2012, p. 101-107.
SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. A. Estudo de uma organização didática para construção de fórmulas para a medida de volume de sólidos. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, CIBEM, VII, Montevideo, Uruguay, Actas (ISSN 2301-0797), 2013, p. 7658-7665.
LABORDE, C. The role and uses of technologies in Mathematics Classrooms: between challenge and Modus Vivendi. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 2007.
SILVA, M. J. F.; ARDAYA, N. H. M. Condições de representação da planificação de uma pirâmide triangular. Educaçao matemática em revista. Brasil: SBEM, ano 8, n. 9/10, p. 17-21, 2001.
BARACHET, F.; DEMICHEL, Y.; NOIRFALISE, R. Activités d’étude et de recherche (ERA) pour dynamiser l’étude de la géométrie dans l’espace en classe de seconde. Petit x, Grenoble, n. 75, p. 34-49, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).