(Res)Significando gráficos estatísticos no ensino fundamental com o software SuperLogo 3.0.
Palavras-chave:
Gráficos, Educação Estatística, SuperLogo 3.0Resumo
Resumo Muitas das pesquisas relacionadas à Educação Estatística têm evidenciado dificuldades por parte dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades no que concerne à construção, leitura e interpretação de dados representados por meio de gráficos. Como alternativa, apresentamos neste trabalho uma discussão quanto às características e contribuições do software SuperLogo 3.0 para a atribuição de sentido a essas representações, bem como para a compreensão e tomada de consciência quanto aos conceitos matemáticos nelas implícitos. Os resultados apontam que a estrutura de linguagem de programação desse software favorece a (res)significação da construção de gráficos e, consequentemente, o desenvolvimento das competências necessárias para a interpretação adequada dessas representações. Abstract Many of the research related to Statistics Education have shown difficulties by the students as to skills development in the construction sector, reading and interpretation of data represented by graphs. Alternatively, we present a discussion on the characteristics and contributions of SuperLogo 3.0 software for assigning meaning to these representations, and for the understanding and awareness of how the mathematical concepts implicit in it. The results indicate that the structure of software programming language that favors the (re)meaning of construction of graphs and hence the development of skills necessary for the proper interpretation of these representations. Keywords: Statistical Graphs, Statistics Education, SuperLogo 3.0, Secondary School.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-01-01
Como Citar
ESTEVAM, E. J. G.; FÜRKOTTER, M. (Res)Significando gráficos estatísticos no ensino fundamental com o software SuperLogo 3.0. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4287. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).