Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores para o ensino de Estatística<br>State of knowledge of scientific production on teacher education for teaching statistics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p001-021

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Educação Estatística, Formação docente.

Resumo

Este artigo visa apresentar um Estado do Conhecimento da produção científica sobre formação de professores em edições especiais e de um periódico de Educação Estatística. Na análise de conteúdo dos 17 artigos selecionados, considerou-se duas categorias. Na primeira, que focou na formação inicial do professor de Matemática, emergiram pesquisas acerca do currículo do curso de graduação, das estratégias pedagógicas e de recursos tecnológicos. Já na segunda, em que foi observada a formação continuada do professor que ensina Estatística, surgiram investigações sobre cursos de formação, contextos colaborativos, atividades pedagógicas, percepções docentes e caracterização do perfil destes. Identificou-se um protagonismo de estudos acerca da formação continuada, sobretudo por meio de cursos e práticas colaborativas.

 

This paper aims to present a State of Knowledge of scientific production on teacher education in special editions and a Statistical Education journal. In the content analysis of the 17 selected articles, two categories were considered. In the first, which focused on the initial formation of the Mathematics teacher, researches emerged about the undergraduate curriculum, pedagogical strategies, and technological resources. While in the second, in which the continuous formation of the teacher that teaches Statistics was observed, investigations about formation courses, collaborative contexts, pedagogical activities, teaching perceptions and characterization of these profiles, have also emerged. We identified a leading role in studies about continuing education, especially through courses and collaborative practices.

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Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: karla.pschreiber@hotmail.com.

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores para o ensino de Estatística&lt;br&gt;State of knowledge of scientific production on teacher education for teaching statistics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p001-021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/43723. Acesso em: 25 dez. 2024.

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Artigos