A construção de atividades para o ensino de sequencias numéricas: Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático<br>The construction of activities for the teaching of numerical sequences: An analysis by the lens of the Didactic Documentary Approach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/11983-3156.2019v21i5p300-314

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático. Trabalho coletivo. Sistema de Recursos. Sequencias numéricas.

Resumo

O presente estudo é fruto de resultados preliminares obtidos em uma formação continuada com professores da educação básica do estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é analisar a construção de um conjunto de atividades para introduzir o tema sequencias numéricas para alunos do 1o Ano do Ensino Médio sob a lente da Abordagem Documental do Didático. A metodologia utilizada foi a investigação reflexiva. Os primeiros resultados do estudo, permitiram compreender, por meio do fenômeno da Gênese Documental em um ambiente coletivo, a relação existente entre o sistema de recursos do professor e a construção de documentos.

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Biografia do Autor

Luc Trouche, Institut français de l’éducation – Lyon – França

Institut français de l’éducation – Lyon – França

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

XAVIER NETO, A. L.; SILVA, M. J. F. da; TROUCHE, L. A construção de atividades para o ensino de sequencias numéricas: Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático&lt;br&gt;The construction of activities for the teaching of numerical sequences: An analysis by the lens of the Didactic Documentary Approach. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/11983-3156.2019v21i5p300-314. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45554. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.