Aplicando modelos Matemáticos para decidir a viabilidade da instalação de um aquecedor solar de baixo custo.

Autores

  • Júlio César Penereiro Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas (SP)
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas (SP).
  • Maria Beatriz Ferreira Leite Faculdade de Matemática, CEATEC/PUC-Campinas (SP).

Palavras-chave:

modelos matemáticos, educação ambiental, ensino e aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta interdisciplinar para ser realizada em uma sala de aula do Ensino Médio ou Superior, envolvendo a exploração do tema fontes de energia. Sugere-se a construção de um aquecedor de água com material de baixo custo para substituir o uso de um chuveiro elétrico convencional. São apresentados alguns modelos matemáticos que buscam auxiliar a tomada de decisão sobre instalar ou não esse aquecedor solar numa residência. Foram elaborados modelos que envolvem funções elementares e levam em consideração os custos da construção do aquecedor solar, os gastos com a utilização do chuveiro elétrico, o número de usuários e o tempo relativo de aquecimento. Os modelos matemáticos são aplicados num contexto real de um programa de economia doméstica para uma família de baixa renda, onde a redução do consumo de energia é importante não apenas em relação ao valor da conta de luz, mas também em relação à sustentabilidade. Abstract: This article presents an interdisciplinary approach to be held in a classroom in the high school or undergraduate students, involving the exploration of the theme of energy sources. We suggest the construction of a water heater with low cost materials to replace the use of a traditional electric shower. We present some mathematical models that seek to assist the decision on whether or not to install the solar heater in a residence. We have elaborated models using elementary functions that take into account the cost of construction of the solar hot-water heater, the costs of using of electrical heater, the typical number of users in home, and the relative heating cycle time. These mathematical models are applied to a real context of a home economic program for a low level income family, where electricity bills savings is not important in itself, but also into relative to the sustentability. Keywords: mathematics models, environmental education, teaching and learning.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-02-13

Edição

Seção

Artigos