O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência<br>The Teaching of Probability in the Degree in Mathematics: considerations for an epistemological model of reference

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p58-78

Palavras-chave:

TAD, MER, Ensino de Probabilidade, Formação de Professores

Resumo

Resumo

Neste artigo discutimos uma proposta de modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de probabilidade na licenciatura em matemática. A proposta é parte dos resultados da tese de doutoramento do primeiro autor, que buscou caracterizar o lugar do sujeito psicológico na teoria antropológica do didático (TAD). A tese analisa o funcionamento de um sistema didático no qual o objeto de saber era a probabilidade e suas noções. O MER cumpre a função de apresentar criticamente uma alternativa aos processos de ensino existentes numa dada realidade institucional. Usando as ferramentas da TAD, observamos que a ecologia em torno da probabilidade na instituição analisada não levava em consideração as demandas formativas dos futuros professores, corroborando os apontamentos de pesquisas no âmbito nacional e internacional. O resultado dessa análise foi a construção da proposta que assume como pilares as questões epistemológicas, didáticas e psicológicas que envolvem o conceito de probabilidade na formação de professores.

Palavras-chave: Modelo epistemológico de referência (MER), Teoria antropológica do didático (TAD), Formação de professores de matemática, Probabilidade e estatística.

Abstract

This article discusses a reference epistemological model (REM) proposal for teaching probability in mathematics teaching degree. The proposal is part of the results of the first author’s doctoral dissertation that sought to characterise the place of the psychological subject in the anthropological theory of the didactic (ATD). The dissertation analyses the functioning of a didactic system where probability was the object of knowledge. The REM fulfils the role of critically presenting an alternative to the existing teaching processes in a given institutional reality. Using the ATD tools, we observed that the ecology around probability in the institution analysed did not take into account the formative demands of the prospective teachers, corroborating the research notes at national and international levels. The result of this analysis was the construction of the proposal that takes as its pillars the epistemological, didactic, and psychological issues that involve the concept of probability in teacher education.

Keywords: Reference epistemological model (REM), Anthropological theory of the didactic (ATD), Mathematics teacher education, Probability and statistics.

Resumen

En este artículo presentamos una propuesta para un modelo epistemológico de referencia (MER) para la enseñanza de probabilidad en la licenciatura en matemáticas. La propuesta es parte de los resultados de la tesis doctoral del primer autor, que buscó caracterizar el lugar del sujeto psicológico en la teoría antropológica de lo didáctico (TAD). La tesis analiza el desenrollar de un sistema didáctico en el que el objeto del conocimiento era la probabilidad y sus nociones. El MER cumple la función de presentar críticamente una alternativa a los procesos de enseñanza existentes en una realidad institucional dada. Utilizando las herramientas TAD, observamos que la ecología en torno de la probabilidad en la institución analizada no llevaba en cuenta las demandas de capacitación de los futuros docentes, corroborando las notas de investigación a nivel nacional e internacional. El resultado de este análisis fue la construcción de una propuesta que toma como pilares las preguntas epistemológicas, didácticas y psicológicas que involucran el concepto de probabilidad en la formación docente.

Palabras clave: Modelo epistemológico de referencia (MER), teoría antropológica de la didáctica (TAD), Formación del profesorado de matemáticas, Probabilidad y estadística.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGEC-UFRPE. Professor na Licenciatura em Matemática no Centro de Ciências humanas e extas da Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor da Educação Básica por mais 10 anos. Atualmente pesquisa sobre fenômenos didáticos envolvendo a cognição à luz da Teoria Antropologica do Didático.

Anna Paula Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Docente PPGEC-UFRPE

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente no PPGEC-UFRPE

Referências

ALMEIDA, C. M. C. Um modelo didático de referência para o ensino de Probabilidade. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed UFPR, 2007.

BARRAGUÉS, J. I.; GUISASOLA, J. Una propuesta para la enseñanza de la probabilidad en la universidad basada en la investigación didáctica. Educación Matemática, 21, n. 3, 2009. 127-162.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Universidad de Granada: Grupo de Investigación en Educación Estadística, 2001.

BATANERO, C.; MANFRED, B. Statistics and Probability in High School. Rotterdam/Boston: Sense Publishers, 2016.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2016.

BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review (full report). Nuffield Fundation. London, p. 2-86. 2012.

CAVALCANTE, J. L. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na licenciatura em matemática. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática do PPGEC-UFRPE. Recife. 2018.

CAZORLA, I. M. O ensino de estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2009. Disponivel em: <http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/carzola.htm>. Acesso em: 19 maio 2018.

CHAACHOUA, H.; BITTAR, M. A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: PARADIGMAS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Anais do I Simpósio Latino-americano de Didática da Matemática - LaDiMa. Bonito - MS: [s.n.]. 2016.

CHEVALLARD, Y. Organiser l’étude 3: Ecologie et Regulation, 2002. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=53>. Acesso em: 13 Outubro 2017.

CHEVALLARD, Y. La TAD face au professeur de mathématiques, Toulouse, 29 avril 2009. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_face_au_professeur_ de_mathematiques.pdf>. Acesso em: 19 maio 2017. Communication au Séminaire DiDiST.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar matemática: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHEVALLARD, Y.; WOZNIAK, F. Un cas d’infrastructure manquante: statistique et probabilités en classe de troisième. In: BOSCH, M., et al. Un panorama de la TAD. Barcelona: CRM, 2011. p. 831-853.

COUTINHO, C. D. Q. E. S. Introdução do conceito de probabilidade por uma visão frequentista. Dissertação (Mestrado em Matemática) PUC - SP. São Paulo. 1994.

COUTINHO, C. Q. S. Introduction aux situations aléatoires dès le Collège: de la modélisation à la simulation d'expériences de Bernoulli dans l'environnement informatique Cabri-géomètre II. Thèse de Doctorat en la Université Joseph Fourier - Grenoble I. Grenoble, p. 338. 2001.

GASCÓN, J. Los modelos epistemológicos de referencia como instrumentos de emancipación de la didáctica y la historia de las matemáticas. Educación Matemática, p. 99-123, marzo 2014.

HACKING, I. The Emergence of Probability. 2ª. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

HENRY, M. Évolution de l’enseignement secondaire français en statistique et probabilites. Statistique et Enseignement, 1, n. 1, Abril 2010. 35-45.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

LOPES, C. E. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, 2013.

LOPES, C. E.; COUTINHO, C. D. Q. E. S.; ALMOULOUD, S. A. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LUCAS, C. O. et al. Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar nos sistemas de ensino de Portugal e da Espanha: análise de um questionário. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, 16, n. 1, 2014. 1-24.

MOURA, G. M. M.; SAMÁ, S. Ilusão da equiprobabilidade, aleatoriedade e convergência nos processos cognitivos envolvidos no raciocínio probabilístico. VIDYA, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 523-538, 2016.

PIAGET, J.; INHELDER, B. La genése de l´dée de hasard chez l´enfant. Paris: PUF, 1951.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira Da Mota. 13ª reimpressão da 1ª Edição. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researche, 15, n. 2, 1986. 4-14.

SPINILLO, A. G. Noções iniciais das crianças sobre probabilidade. Temas em Psicologia, Recife, v. 1, n. 1, p. 47-68, 1995.

VU NHU, T. H. Une étude didactique sur l’introduction dans l’enseignement mathématique vietnamien de notions statistiques dans leurs liens avec les probabilités. Thèse en Co-tutelle Université Joseph Fourier e Université Hó Chi Minh. Grenoble. 2009.

Downloads

Publicado

2021-04-11