Diseño de una actividad didáctica con base en un diálogo entre TAD y APOE<br>Design of a didactic activity based on a dialogue between ATD and APOE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i4p189-203Palavras-chave:
TAD, APOE, Modelación, Álgebra lineal, Transformación inversaResumo
Abstract
We present the design of a modelling activity based on the dialogue between anthropological theory of the didactic (ATD) and the Action-Process-Object-Schema (APOS) theory. We focus in illustrating the potentiality of this dialogue for the design and analysis of research experiences.
Palabras-clave: TAD, APOE, Modelación, Álgebra lineal; Transformación inversa.
Resumen
Se presenta el diseño de una actividad de modelación a partir del diálogo entre la teoría antropológica de lo didáctico (TAD) y la teoría Acción-Proceso-Objeto-Esquema (APOE). Nos centramos en ilustrar la potencialidad de dicho diálogo para el diseño y análisis de experiencias de investigación.
Keywords: TAD, APOS, Modeling, Linear algebra; Reverse transformation.
Metrics
Referências
Arnon, I., Cottrill, J., Dubinsky, E., Oktaç, A., Roa Fuentes, S., Trigueros,
M., & Weller, K. (2014). APOS Theory. A Framework for Research
and Curriculum Development in Mathematics Education. Nueva York:
Springer-Verlag.
Bosch, M., & Gascón, J. (2014). Introduction to the Anthropological
Theory of the Didactic (ATD). En A. Bikner-Ahsbahs & S. Prediger
(Eds.), Networking of theories as a Research Practice in Mathematics
Education (pp. 67-83). Cham: Springer.
Bosch, M., Gascón, J., & Trigueros, M. (2011). Tres modalidades de
diálogo entre APOS y TAD. En Bosch, M. (Ed.), Un panorama de la
TAD (pp. 77-116). Bellaterra, España: Centre de Recerca Matemática.
Bosch, M., Gascón, J., & Trigueros, M. (2017).
Dialogue between theories interpreted as research praxeologies: the case of APOS and the ATD. Educational Studies in Mathematics, 95(1), 39–52
Chevallard, Y. (1999) L'analyse des pratiques enseignantes en théorie
anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des
Mathématiques, 19(2), 221-266.
Vázquez, R., Romo-Vázquez, A., Romo-Vázquez, R., & Trigueros, M.
(2016). La separación ciega de fuentes: un puente entre el álgebra
lineal y el análisis de señales. Educación Matemática, 28(2), 31-57.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).