Orquestração Instrumental de uma situação Matemática de aplicações das Integrais Duplas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p100-119Palavras-chave:
Orquestração Instrumental, Cálculo de Várias Variáveis, Integral DuplaResumo
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma orquestração instrumental que visou aplicar a integral dupla na determinação do centro de massa de uma lâmina de densidade variável e da carga elétrica em uma região dada. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de licenciatura em matemática e de engenharia de uma universidade pública do Amazonas, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação em vídeo e de um questionário em formulário eletrônico. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração Instrumental de Luc Trouche e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. Os resultados mostram, dentre outras coisas, que as etapas de ação, formulação, validação e institucionalização quando usadas no modo de execução da orquestração instrumental são importantes elementos das situações didáticas e que através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento.
Metrics
Referências
Almouloud, S. Ag. (2007). Fundamentos da didática da matemática. Editora UFPR, Paraná. Brasil.
Alves, F. R. V. (2012). Uma Engenharia Didática para o ensino do Cálculo –o caso da identificação dos pontos extremantes de uma função. In: Anais do X Conferência Argentina de Educación Matemática. Buenos Aires, 13-24.
Alves, F. R. V. (2012). Uma sequência de ensino para a aplicação do teste da Hessiana. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.
Alves, F. R. V. (2013). Transição interna do Cálculo: uma discussão do uso do GeoGebra no contexto do Cálculo a várias variáveis. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(2), 5–19.
Bellemain, F., & Trouche, L. (2016). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.
Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en didactique des mathématiques (Revue), 7(2), 33-115.
Brousseau, G. (1996). Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In. BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos.
Brousseau, G. (2008). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Ática.
Drijvers, P., Doorman, M., Boon, P., Reed, H., Gravmeijer, K. (2010). The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 75 (2), pp. 213-234.
Freitas, J. L. M. D. (2012). Teoria das situações didáticas. In. MACHADO, SDA et al. Educação Matemática: Uma (nova) introdução. 3ª ed, Educ, São Paulo, 76-111.
Guin, D., & Trouche, L. (2002). Mastering by the teacher of the instrumental genesis in CAS environments: necessity of intrumental orchestrations. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 34(5), 204-211.
Igliori, S. B. C., & Almeida, M. V. (2017). Material para o ensino de cálculo diferencial: continuidade e diferenciabilidade. VIDYA, 37(2), 383-396.
Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies ; approche cognitive des instruments contemporains (p. 239). Armand Colin.
Robert, A., & Speer, N. (2001). Research on the teaching and learning of calculus/elementary analysis. In The teaching and learning of mathematics at university level (pp. 283-299). Springer, Dordrecht.
Silva, N. A., Ferreira, M. V. V., Tozetti, K. D. (2015). Um estudo sobre a situação didática de Guy Brousseau. In XII Congresso Nacional de Educação (Vol. 12).
Teixeira, P. J. M., & Passos, C. C. M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetike, 21(1), 155-168.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez.
Trouche, L. (2005). Construction et conduit des instruments dans les apprentissages mathématiques : nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des Mathématiques, 25(1), pp. 91-138.
Vieira, F. R., & Neto, H. B. (2011). Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 13(3), 597-626.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).