Abordagem Instrumental e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p247-280Palavras-chave:
Instrumento, Modelo SAI estendido, Pesquisa interna, Pesquisa externa, Tecnologias digitais, MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo trazer contribuições acerca da utilização da Abordagem Instrumental, de Pierre Rabardel, como quadro teórico eficaz no desenvolvimento de trabalhos de pesquisadores que se interessam pela análise de ferramentas tecnológicas e suas potencialidades que interveem na relação do sujeito (pesquisador, Professor e/ou estudante), com os objetos de saberes por mediação destas ferramentas, visando a aprendizagem matemática. Nas aplicações, damos atenção especial às ferramentas tecnológicas digitais, elegendo o software GeoGebra como ambiente computacional de aprendizagem, observando os elementos teóricos desta abordagem em duas dimensões, que definimos como pesquisa interna e pesquisa externa. Propomos, por conseguinte, uma extensão do modelo de Situações de Atividades Instrumentais (SAI) em três dimensões, provocando uma reflexão sobre o papel do Professor ou do pesquisador nas relações primitivas deste modelo na pesquisa externa, durante a aplicação em sala de aula. Esperamos que as nossas contribuições/reflexões encontrem um espaço significativo no desenvolvimento de pesquisas educacionais, especialmente em ciências e matemática, utilizando a Abordagem Instrumental de Rabardel.
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