O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p289-324

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelo Matemático, Realidade, Fenomenologia

Resumo

Este texto expõe compreensões sobre o problema filosófico da representação, tanto do ponto de vista da teoria clássica do conhecimento, quanto do ponto de vista fenomenológico, no primeiro caso, sendo tomado como vorstellung, e no segundo, como re-presentation. A discussão se dá em decorrência de o problema não ser enfrentado no âmbito da Modelagem na Educação Matemática, na qual a compreensão se alinha de modo naturalizado à concepção clássica. Explicitam-se, o quanto foi possível, diferenças entre as duas compreensões; efetuamos uma hermenêutica acerca dos termos correlatos à representação: realidade e modelo matemático; explicitam-se as compreensões de trabalhos de Modelagem na Educação Matemática que focaram o tema da realidade e correlatos; abrem-se interpretações concernentes aos desdobramentos de assumir uma posição fenomenológica do conhecimento para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, em termos de ensino, aprendizagem, limitações da visão anterior, bem como indica-se a necessidade de revisar compreensões naturalizadas sobre os seus efeitos na Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Carla Melli Tambarussi, Instituto Federal do Paraná - Assis Chateaubriand

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022