Residência pedagógica matemática, inclusão e ensino remoto: desdobramentos para a formação inicial e continuada e para a identidade profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p360-384

Palavras-chave:

Residência pedagógica matemática, Formação docente, Identidade profissiona docene, Educação matemática inclusiva, Ensino remoto

Resumo

NNeste artigo apresentamos a residência pedagógica do Núcleo de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atendendo ao objetivo de analisar algumas vivências e desdobramentos para a formação docente inicial e continuada da participação nas duas edições deste programa. Para responder à questão: “A residência pedagógica contribui para a constituição da identidade profissional docente e para formação de seus atores?”, adotamos a metodologia das narrativas dos residentes sobre essa experiência, que se focam nos destaques voltados para a educação matemática inclusiva, no edital do ano de 2018, e para a questão do ensino remoto, no edital de 2020. A condução das análises pela preceptora e pela docente orientadora revelam o impacto considerável para a constituição e consolidação da identidade docente de todos(as) os(as envolvidos(as), que entendem que este programa deve integrar permanentemente os cursos de licenciatura.

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Biografia do Autor

Amália Bichara Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Seropédica-RJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Educacional Geraldo Dibiase (2003). Licenciatura em Pedagogia pelo UNIRIO Consórcio CEDERJ (2018) Atualmente é docente regente da Prefeitura Municipal de Seropédica e Assistente Operacional Escolar na SEEDUC RJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática pela UFRJ(2006) e mestre em Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática UFRRJ(2020). Preceptora do Programa de Residência Pedagógica em Matemática da UFRRJ.

Gisela Maria da Fonseca Pinto, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Matemática Educação Matemática

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

BICHARA GUIMARÃES, A. .; PINTO, G. M. da F. Residência pedagógica matemática, inclusão e ensino remoto: desdobramentos para a formação inicial e continuada e para a identidade profissional docente. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 360–384, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p360-384. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58191. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022