A diferença como constituidora da identidade profissional no programa de residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p564-583

Palavras-chave:

Educação matemática, Programa de residência pedagógica, Diferença, Identidade, Formação inicial de professores

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos compreender a diferença como constituidora da identidade profissional na formação inicial em licenciatura em matemática e em contato com professores(as) da educação básica no Programa de Residência Pedagógica. Do ponto de vista teórico, assumimos que os processos de constituição de identidade profissional também se dão nas diversas experiências formativas e perpassam pela ação de diferenciar-se, demarcar fronteiras. Para a produção dos dados, utilizamos o diário de campo elaborado por um residente durante sua vivência no programa, a partir de uma solicitação do docente orientador. A partir da leitura integral do material e seleção de trechos específicos, nossa análise identificou o processo de diferenciação do residente em relação ao professor preceptor como constituição de uma identidade profissional. Ao diferenciar-se, o residente afirma suas crenças (e descrenças), suas concepções (de si e da profissão) e seus compromissos políticos com a sociedade em que vive. Ressalta-se, por fim, a importância de que a formação inicial de professores preveja a imersão dos futuros profissionais no ambiente escolar aliada a uma orientação que privilegie a reflexão sobre as vivências, questionando práticas e verdades sobre ser professor.

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Biografia do Autor

Línlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - câmpus Cornélio Procópio

Doutorado em Educação Matemática

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

SACHS, L.; RIZEK ELIAS, H. A diferença como constituidora da identidade profissional no programa de residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 564–583, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p564-583. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58198. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022