Conhecimento didático-matemático de futuros professores participantes do programa residência pedagógica para o ensino de educação financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p293-330

Palavras-chave:

Conhecimento Didático-Matemático, Educação Financeira, Reflexão sobre a Prática, Consumo e consumismo, Programa residência pedagógica

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar o conhecimento didático-matemático (CDM) de futuros professores participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) para o ensino de educação financeira (EF). Trata-se de uma investigação qualitativa da qual participam quatro futuros professores de matemática ao longo de três encontros de estudos e reflexões sobre EF. Para a organização e análise dos dados coletados durante os encontros utiliza-se o Software ATLAS.ti, sendo os dados organizados nas categorias, a saber: Educação em valores, Currículo, Inovação e Conexões. Diante dos dados e das reflexões empreendidas, é possível destacar a importância da inserção dos futuros professores no contexto da educação básica, pois esse diálogo com o futuro campo de atuação profissional possibilita reflexões diversas, em especial sobre temáticas atuais que contribuem para o desenvolvimento da cidadania, como é o caso da EF. Ainda é possível destacar a importância da reflexão sobre a própria prática que se constitui uma oportunidade para (re)avaliar os conhecimentos necessários para o ensino de EF nos contextos nos quais estão inseridas as instituições educacionais.

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Biografia do Autor

Ygor Bruno Fernandes da Silva, Cebrac Centro Brasileiro de Cursos

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Pós-Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de São João del Rei (2013) e graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2011) . Possui experiência nas áreas de Eletrônica, Sistemas de Telecomunicações e como professor.

Paloma Ferreira Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduanda em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduada em Ensino e Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, licenciada em Matemática pela mesma instituição. Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Odilon Behrens de agosto 2018 a dezembro 2019 e do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Básica Leonardo Guimarães em 2017.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerai

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

FERNANDES DA SILVA, Y. B. .; SANTOS, P. F.; SILVA, J. F. da. Conhecimento didático-matemático de futuros professores participantes do programa residência pedagógica para o ensino de educação financeira. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 293–330, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p293-330. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58203. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022