Questões metodológicas dos trabalhos de abordagem quantitativa apresentados no GT19-ANPEd
Resumo
Resumo A presente pesquisa objetivou analisar a consistência metodológica das pesquisas quantitativas apresentadas no Grupo de Trabalho GT19 de Educação Matemática, nas Reuniões Anuais da ANPEd, no período de 1998 a 2004. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisou apenas os treze trabalhos considerados de abordagem quantitativa, quanto aos objetivos (pesquisa exploratória, explicativa ou descritiva), ao delineamento escolhido (estudo de campo, pesquisa experimental e quase-experimental) e aos conceitos e procedimentos estatísticos utilizados. Apesar dos trabalhos passarem por um crivo rigoroso para serem aceitos, foram observadas algumas inconsistências quanto às normas de apresentação cientifica de informações estatísticas (tabelas, gráficos e notação estatística). Palavras-chave: Educação Matemática; pesquisa quantitativa; procedimentos metodológicos. Abstract This research aimed to analyze the methodological consistency of the quantitative research presented at Work Group of Mathematics Education, at ANPEd Annual Meetings from 1998 to 2004. It’s about a bibliographical research that analyzed only the 13 considered works of quantitative approach, how much to the purpose (exploratory, explanatory or descriptive research), chosen design (study of field, experimental or almost experimental research) and the used statistical concepts and procedures. Despite the works underwent a rigorous evaluation to be accepted, there were observed some inconsistencies concerning scientific presentation standards of statistical information (tables, graphs and statistics notation). Keywords: Mathematics education; quantitative research; methodological procedures.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2008-03-20
Como Citar
UTSUMI, M. C.; CAZORLA, I. M.; VENDRAMINI, C. M. M.; MENDES, C. R. Questões metodológicas dos trabalhos de abordagem quantitativa apresentados no GT19-ANPEd. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/586. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).