Microagressões no contexto de ensino e aprendizagem da matemática

uma análise teórico-conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25ip283-304

Palavras-chave:

Microagressões, Formação de Professores, Aversão à matemática, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, conceituamos microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de matemática, na perspectiva de elucidar sua noção e destacar algumas de suas possíveis manifestações na educação matemática. Nessa direção, discutimos estudos recentes, e que também temos conduzido, que vêm indicando uma relação importante entre as vivências de futuros professores e professoras que ensinam matemática com esse fenômeno e a falta de domínio de conteúdos matemáticos durante as aulasdesenvolvimento de reações aversivas em relação à matemática, que muitas vezes favorecem a manifestação de episódios de ansiedade matemática ou procrastinação. Argumentamos que as microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de matemática possuem características similares em relação às microagressões raciais. Entretanto, as questões sobre o ensino e a aprendizagem focam especificamente nos contextos de sala de aula e nas relações estabelecidas entre o professor, o/a estudante e o saber. Aqueles que têm dificuldades com o saber matemático, em ambientes acadêmicos e escolares, muitas vezes acabam sendo rotulados como incapazes de aprender e passam, ao longo de suas vidas, por situações desconfortantes. Por conta disso, a matemática possui um importante prestígio social, favorecendo o desenvolvimento de uma relação muito íntima entre matemática e poder que se reflete no contexto escolar. Considerações educacionais são discutidas acerca dos impactos das microagressões na formação docente nas relações que se estabelecem com os estudantes sob vários aspectos.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Educação Matemática - UNESP de Rio Claro-SP

Mestre em Educação Matemática - UNESP de Rio Claro-SP

Docente da Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Exatas

Sintria Labres Lautert, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Psicologia Cognitiva

Diogo Emmanuel Lucena dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Mestre em Psicologia Cognitiv

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

SILVA, G. H. G. da; LAUTERT, S. L. .; CARMO, J. dos S.; SANTOS, E. M. dos; SANTOS, D. E. L. dos. Microagressões no contexto de ensino e aprendizagem da matemática: uma análise teórico-conceitual. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 283–304, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25ip283-304. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58955. Acesso em: 19 dez. 2024.