Lugar de mulher é... também na matemática

compreensões a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p558-590

Palavras-chave:

Mulheres na Matemática, mulheres nas ciências, democracia, educação matemática crítica

Resumo

Nesta pesquisa busca-se compreender como a educação matemática crítica pode contribuir à compreensão da presença da mulher na matemática, bem como à democratização desse espaço de conhecimento. Para tanto, realizou-se uma investigação fenomenológica. Foram analisados projetos pedagógicos de curso de licenciatura em matemática e entrevistas realizadas com mulheres, pesquisadoras e professoras da área da matemática. O movimento de análise mostrou três núcleos de compreensão, os quais expõem que a educação matemática Ccrítica pode contribuir para o rompimento de concepções enraizadas sobre a mulher, mostrando-se como solo teórico e prático com o qual se faz pertinente a discussão da temática, propondo em sala de aula investigações a partir das quais se possa conhecer os motivos pelos quais as mulheres, em contexto contemporâneo, compõem e são consideradas minoria em espaços de produção, de ensino e de aprendizagem de conhecimento matemáticos e de outros, relacionados às ciências e tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Erica Laiza Gomes Marques, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em matemática-licenciatura com experiência na área

José Milton Lopes Pinheiro

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Líder do Grupo de Estudos em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE.

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Publicado

2022-10-31