História, Ações e Realizações do Laboratório de Matemática da Universidade de Passo Fundo (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p455-478

Palavras-chave:

Laboratórios de Matemática, Educação Matemática, Formação de professores, Jornadas de Educação Matemática

Resumo

O presente artigo traz a temática dos laboratórios de m­atemática, especialmente o da Universidade de Passo Fundo (UPF), apontando sua hi­stória e as ações desenvolvidas. O relato que segue teve como referência informações e dados contidos em documentos, atas e demais elementos do acervo deste laboratório, o que caracteriza um levantamento bibliográfico, encontrando sustentação teórica em autores como Kaleff (2004), Lorenzato (2006) e Libâneo (2011). Tem como objetivo sistematizar a trajetória do Laboratório de Matemática (LabMat) da UPF, com o intuito de conhecer a sua história de constituição, apresentar suas principais contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem ao longo de sua existência e trazer indicativos da necessidade de uma contínua possibilidade de reestruturação de ações e práticas. Com este estudo, percebe-se a importância do LabMat no contexto educacional regional, frente às iniciativas ao longo de sua existência, como o desenvolvimento da metodologia dinamizante, a organização das Jornadas Nacional e Regional de Educação Matemática, o apoio prestado aos cursos de graduação da UPF, essencialmente ao de matemática, e a organização de formação continuada de professores, que foram executadas com o intuito de auxiliar na melhoria da qualidade do ensino da disciplina. Ao término do texto, é possível intuir que o laboratório em estudo, frente a sua dinamicidade em ações passadas, pode e precisa ser redimensionado para os novos desafios da educação matemática no contexto pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Luís Gabriel Favaretto Matté, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-graduando em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Supervisão Escolar na Universidade de Passo Fundo (UPF). Cursa Segunda Licenciatura em História no Centro Universitário FAEL (UniFAEL)

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010)

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

MATTÉ, L. G. F.; PEREIRA, L. H. F. História, Ações e Realizações do Laboratório de Matemática da Universidade de Passo Fundo (RS). Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 455–478, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p455-478. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59267. Acesso em: 19 dez. 2024.