Conhecimentos e Crenças de uma Formadora de Professores

Análise de sua Prática Letiva ao Ensinar Álgebra na Licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p249-282

Palavras-chave:

Formadores de Professores, Licenciatura em Pedagogia, Pensamento Algébrico, Conhecimentos Profissionais, Crenças

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e mapear as crenças sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem, e compreender o papel delas no desenvolvimento de conhecimentos profissionais de uma formadora de professores em sua prática letiva em um curso de Licenciatura em Pedagogia. O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, do tipo estudo de caso, em que foram recolhidos dados de três naturezas distintas: documentos, entrevista e observação. Os resultados apontam para a incidência das crenças da formadora sobre a matemática instrumentalista, seu ensino e aprendizagem constituídas durante sua trajetória acadêmica e para uma reorganização dessas crenças a partir do envolvimento em um trabalho colaborativo voltado à sua prática letiva. Por fim, aponta-se para as contribuições da reorganização dessas crenças no desenvolvimento, mobilização e ampliação dos seus conhecimentos profissionais para ensinar Álgebra na Licenciatura em Pedagogia, em especial no domínio do conhecimento pedagógico do conteúdo.

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Biografia do Autor

Eduardo Goedert Doná, Universidade Federal do ABC

Mestrado Profissional em Educação

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

DONÁ, E. G. .; RIBEIRO, A. J. Conhecimentos e Crenças de uma Formadora de Professores: Análise de sua Prática Letiva ao Ensinar Álgebra na Licenciatura em Pedagogia. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 249–282, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p249-282. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60019. Acesso em: 19 dez. 2024.