O estudo de aula no Brasil e a formação Inicial de professores de matemática
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p259-282Palavras-chave:
Estudo de aula, Formação inicial de professores, Revisão de literaturaResumo
O Estudo de Aula é um processo de formação docente que visa a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem por meio de um trabalho coletivo e reflexivo que envolve a definição do objetivo da aula, estudos relacionados ao tópico a ser ensinado, planejamento detalhado da aula, condução da aula por um dos participantes e análise após a sua realização. Esse processo se originou no Japão ao final do século XIX e tem sido desenvolvido em vários países com docentes em serviço e/ou em formação inicial, passando por adaptações. Neste texto, apresentamos um panorama das produções científicas relativas ao Estudo de Aula, realizadas no âmbito da formação inicial de professores de matemática, até o ano de 2021. Nossa intenção é evidenciar possibilidades e desafios para o desenvolvimento desse processo formativo, bem como, suas contribuições. As pesquisas analisadas mostram que o Estudo de Aula pode propiciar várias contribuições para a formação de futuros professores de matemática, principalmente em relação à articulação entre teoria e prática e, também, favorecer a aproximação entre universidade e escola básica.
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