Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco

um estudo do organizador curricular de matemática dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280

Palavras-chave:

Educação matemática,, Educação multisseriada do campo, Organizador curricular, Rede municipal de São Caetano-Pernambuco

Resumo

O presente artigo faz parte de uma dissertação, no formato multipaper, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste. Nosso objetivo foi analisar o organizador curricular de Matemática do currículo de referência para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais, no contexto da Educação Multisseriada do Campo da rede municipal de São Caetano-PE. Para alcançarmos esse objetivo, adotamos na metodologia a abordagem qualitativa de caráter documental e analisamos dados coletados no Currículo de Pernambuco e em outras fontes. Dentre os resultados obtidos nessa investigação, constatamos que o organizador do currículo de Matemática do currículo de referência é genérico e limitado quando se trata da inclusão de saberes matemáticos, não constando saberes do contexto escolar específico nem de outras culturas

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Biografia do Autor

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (2022) e Graduada em Matemática (2019), pela instituição UFPE-CAA. Possui interesse nas áreas de pesquisa da Educação do Campo e Educação Matemática. Apta a ensinar a disciplina de Matemática nos anos finais e ensino médio.

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Natural do município de Tupanatinga-PE, estudou a Educação Básica em Escola Pública e, em seguida, cursou a licenciatura em Matemática. Na época, o destino provável daqueles que compartilharam essa origem (cidade pequena, distante da capital) e trajetória (estudos em Escola pública) tinha como final bem sucedido uma formação acadêmica na licenciatura em uma Autarquia Municipal de Ensino Superior. Porém, contrapondo-se a esse cenário, conseguiu cursar uma especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e ingressou, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu na UFRPE, obtendo os títulos de mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática. A docência, por sua vez, foi iniciada ainda na juventude, aos 17 anos. Em 2022, completa 25 anos como professor tendo atuado no Ensino Fundamental I (rede municipal) e II, no Ensino Médio (rede estadual). Desde 2006 vem atuando como docente no Ensino Superior Público (UFRPE, UFRB, IFPE e UFPE) nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

SILVA, M. J. da; CAVALCANTI, J. D. B. .; RODRIGUES, . R. F. . Educação multisseriada do campo de São Caetano-Pernambuco: um estudo do organizador curricular de matemática dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259–280, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p259-280. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61310. Acesso em: 22 dez. 2024.