Sobre a Formação de Professores e Pesquisadores em Educação Matemática: pontos para uma Agenda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p21-44

Palavras-chave:

Formação de professores, Mestrados Profissionais, Educação Matemática, Formação de investigadores

Resumo

Registro integral da conferência de abertura do IX CIBEM (Congresso IberoAmericano de Educação Matemática), este artigo propõe três discussões para a integrar uma Agenda para a Educação Matemática, a saber: (a) a necessidade de redimensionar e ampliar objetos, enfoques, estratégias e abordagens metodológicas para o estudo acerca da formação de professores que ensinam Matemática; (b) a necessidade de dar maior atenção à perspectiva historiográfica, valorizando os estudos em História da Educação Matemática e incluindo essa perspectiva nas políticas educacionais; e (c) a possibilidade de incorporar a divulgação científica e projetos de popularização da Ciência entre os interesses do campo e, mais especificamente, nos Mestrados Profissionais que, com isso, teriam a oportunidade de reconfigurar e/ou cuidar com mais clareza de seus objetivos e intenções.

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Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP - Bauru/Rio Claro

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

MARAFIOTI GARNICA, A. V. Sobre a Formação de Professores e Pesquisadores em Educação Matemática: pontos para uma Agenda. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 21–44, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p21-44. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61699. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU