Escrita reflexiva no vaivém

um estudo das produções de futuras professoras de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p157-182

Palavras-chave:

Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem Escolar, Escrita Reflexiva, Vaivém

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo investigar indícios de escrita reflexiva nas produções escritas de futuras professoras de uma turma de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal do Paraná, campus Capanema em Vaivéns. Para tanto, utilizou-se um instrumento para Avaliação da Aprendizagem Escolar denominado Vaivém – que, em síntese, oportuniza a comunicação escrita entre professor e estudantes. Foram analisados excertos dos Vaivéns produzidos por cinco discentes do curso de Licenciatura em Matemática de um campus do Instituto Federal do Paraná, em um contexto de uma disciplina de estágio supervisionado realizada no primeiro semestre letivo de 2022. Por meio deste trabalho, foi possível identificar que o Vaivém oportuniza a manifestação de escritas reflexivas e, desse modo, destacaram-se ainda algumas características presentes nas reflexões manifestadas, tais como: desabafo/expressão de sentimentos, expectativas profissionais, pensamento sobre a prática docente, repensar e visão de mundo. Ressalta-se o papel das intervenções realizadas, que promoveram diálogos individualizados, proporcionando que as futuras professoras refletissem sobre aspectos de suas vidas pessoais e profissionais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Francielle Silva Gardin, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Barlow, M. (2006). Avaliação escolar: mitos e realidades. Artmed.

Barreto, A. C. (2022). Movimento de constituição da Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência. [Tese de doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática].

Buriasco, R. L. C. (2000). Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, (22), 155-178.

De Lange, J. (1999). Framework for classroom assessment. Freudenthal Institute.

Esteban, M. T. (2000). Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano. Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED (pp. 1-16). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação. https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt_06_06.pdf

Esteban, M. T. (2002). A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação, (19), 129-172. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100011

Fioravante, A. P. G. (2014). Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de Pedagogia da FURG. [Dissertação de Mestrado em Educação]. https://repositorio.furg.br/handle/1/6176

Galiazzi, M. C. & Lindemann, R. H. (2003). O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de Professor, 6(1), 135-150.

Gardin, F. S. & Santos, E. R. (2021). Uma análise de escritas reflexivas de licenciandos em Matemática. Revista Insignare Scientia, 4(6), 300-315. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12054

Gardin, F. S. & Santos, E. R. (2022). Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: uma investigação no contexto da formação inicial de professores de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 11(24), 134-149. http://dx.doi.org/10.33871/22385800.2022.11.24.134-149

Garnica, A. V. M. (2019). História Oral e Educação Matemática. In M. C. Borba. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 65-82). Autêntica Editora.

Hadji, C. (1994). A Avaliação, Regras do Jogo. Porto Editora.

Hadji, C. (2001). Avaliação Desmistificada. ARTMED.

Houaiss, A. (2009). Avaliar. In Houaiss. CD-ROM.

Miné, V. A. A. (2011). A escrita nas aulas de Matemática: contribuições na formação de professores. Anais do XIII Congresso Interamericano de Educação Matemática (pp. 1-9). Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

Passos, C. L. B. (2008). A comunicação nas aulas de matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Interacções, (8), 18-36.

Pontes, R. A. F. (2011). Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. Anais do V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (pp. 1-15). São Cristóvão: EDUCON.

Rodrigues, P. H. (2019). Identidade Profissional de futuros professores de Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. [Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/identidade-profissional-de-futuros-professores-de-matematica-no-contexto-do-estagio-curricular-supervisionado/

Rodrigues, P. H. & Cyrino, M. C. C. T. Identidade profissional de futuros professores de matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, 28, e020025. http://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654512

Silva, A. J. N. & Passos, C. L. B. (2016). Querido diário: o que dizem as narrativas sobre a formação e a futura prática do professor que ensinará matemática nos Anos Iniciais. Hipátia, 1(1), 46-57.

Silva, G. S. (no prelo). Indícios de autoavaliação em um Vaivém. Bolema.

Silva, G. S. (2018). Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. [Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. http://www.uel.br/grupo-estudo/gepema/Teses/2018_Silva_tese.pdf

Silva, G. S., Bardaçon, A. C. & Venturini, L. S. (2019). Um estudo de um Vaivém à luz da Educação Matemática Realística. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática (pp. 1-14). Londrina: SBEM.

Silva, G. S., Innocenti, M. S. & Zanquim, J. A. B. (2022). Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém. Revista de Educação Matemática, 19, e022041.

Silva, G. S., Sampel, V. K. & Trombini, T. (2023). Uma análise das reflexões promovidas por um estudante de Licenciatura em Matemática em um Vaivém. Paradigma, 44(3), 448-468.

Universidade de Birmingham. (2015). Reflective writing: a basic introduction. Birmingham.

Publicado

2023-10-03

Como Citar

SILVA, G. dos S. e; GARDIN, F. S. Escrita reflexiva no vaivém: um estudo das produções de futuras professoras de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 157–182, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p157-182. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61965. Acesso em: 18 nov. 2024.