Conhecimento da matemática e da química incorporadas a materiais curriculares integradores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p059-085Palavras-chave:
Materiais curriculares, Integração curricular, Trabalho com projetosResumo
O artigo estrutura-se a partir do objetivo de conhecer a Matemática e a Química incorporadas a materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza avaliados e aprovados no âmbito do PNLD 2021. Trata-se de uma pesquisa documental para a qual foi selecionado o manual do professor de um material caracterizado como Projeto Integrador. Feita a leitura dos textos de apresentação, na parte introdutória, e de orientação para o desenvolvimento de dois projetos do referido material, a análise foi orientada pelas discussões de integração curricular, trabalho com projetos e do conhecimento da Matemática e da Química incorporadas ao currículo (KCEMC). Os resultados indicam que, tanto na parte introdutória quanto no desenvolvimento dos dois projetos analisados, há ausência de transparência da conceitualização de integração curricular, trabalho com projetos e organização dos conteúdos, o que pode restringir o conhecimento profissional docente e implicar práticas de ensino que podem divergir dos propósitos do material curricular.
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