O conceito de números racionais nos ensinos médio e superior: uma revisão sistemática de literatura na américa latina
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p211-238Palavras-chave:
Revisão sistemática de literatura, Números racionais, Frações, Ensino médio, Ensino superiorResumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa de doutorado, sendo que o foco é o ensino e aprendizagem do conceito de números racionais, relevante tanto no contexto escolar quanto em atividades cotidianas. A complexidade do tema tem despertado interesse de diversas pesquisas ao longo dos anos, pois alunos do ensino médio e do ensino superior continuam sem compreender o conceito, embora esse tenha sido introduzido já nas séries iniciais. O objetivo principal da pesquisa é realizar uma Revisão Sistemática de Literatura da produção da América Latina nos últimos dez anos, acerca do conceito de números racionais após seu estudo no ensino fundamental, ou seja, no ensino médio e no ensino superior. Dentre as finalidades da pesquisa, está a busca por identificar quais temáticas estão presentes nas investigações, com a intenção de conhecer a natureza das questões percebidas em sala de aula ao utilizar o conceito, bem como as lacunas deixadas e as tendências recentes no campo da pesquisa em educação matemática. Observando as etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, o corpus analisado constituiu-se de 45 artigos. Com essa análise, foi possível identificar 4 temáticas principais: Razão e Pensamento Proporcional; Operações com Números Racionais; Representações dos Números Racionais; e Conceito de Números Racionais e suas Interpretações.
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