Macrodecisões didáticas

análise de um planejamento de aula sob o ponto de vista do desenvolvimento do pensamento algébrico

Autores

  • Lívia Elaine da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fernando Emílio Leite de Almeida Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p114-136

Palavras-chave:

Ensino de álgebra, Pensamento algébrico, Decisões didáticas, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar as macrodecisões do professor de matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como referencial teórico a Didática da Matemática de origem francesa, particularmente o Modelo de Níveis da Atividade do Professor. Parte-se da premissa de como o participante através de suas decisões didáticas pode contribuir para o desenvolvimento dessa forma de pensar. Participou do nosso estudo um professor de matemática que leciona nos anos finais da educação básica, de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Pesqueira, município do Agreste de Pernambuco – Brasil. Os dados foram construídos por meio da análise do planejamento de aula sobre o saber equação do 1º grau, elaborado pelo professor participante e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos mostram que a noção de pensamento algébrico precisa ser amplamente discutida na formação inicial e continuada de professores, bem como clarificada nas orientações curriculares sobre o ensino de álgebra. De modo geral, o professor aponta várias estratégias de ensino importantes para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Acrescentamos ainda, que as escolhas feitas e as decisões didáticas tomadas pelo professor estabelecem aproximação com essa forma de pensar.

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Biografia do Autor

Lívia Elaine da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Fernando Emílio Leite de Almeida, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutorado em Ensino das Ciências

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SANTOS, L. E. da S.; ALMEIDA, F. E. L. de . Macrodecisões didáticas: análise de um planejamento de aula sob o ponto de vista do desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 114–136, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p114-136. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69730. Acesso em: 23 dez. 2024.