Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo

Autores

  • Douglas Marin Universidade Federal de Uberlândia
  • Miriam Godoy Penteado Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo, Tecnologia de Informação e Comunicação, Trabalho e Formação Docente.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou compreender como professores do ensino superior estão usando tecnologia da informação e comunicação (TIC) quando ministram suas aulas de Cálculo. Os dados são provenientes de entrevista com treze professores que, em algum momento de sua prática docente, utilizam TIC para ensinar Cálculo. Com esses relatos foi possível fazer uma discussão acerca do trabalho docente frente ao uso de TIC no ensino de Cálculo, contemplando os seguintes aspectos: preparo das aulas, a forma que os livros são usados, a forma que conteúdos são trabalhados, como é a demonstração e a avaliação com o uso de TIC. Espera-se com isso contribuir para o planejamento da formação de professores do ensino superior para o uso de TIC em sala de aula. Abstract This paper presents results of a research which aim was to understand how university teachers use information and communication technology (ICT) when teaching Calculus. Data are from interviews with thirteen teachers who had already tried ICT for such. Based on these, a discussion of the following aspects was made: lessons preparation; books and other material resources; the topics more appropriated for using ICT;and proving and evaluation with the use of ICT. This study may help to structure teacher education program for the use of ICT at the university. Keywords: teaching calculus; information and communication technology; teacher education.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

MARIN, D.; PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 527–546, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7057. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos