Desatando os nós do sistema de numeração decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil <br> Unfastening the knots of the Decimal Number System

Autores

  • Janaina Pinheiro Vece Universidade Cruzeiro do Sul
  • Simone Dias Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

aprendizagem, sistema de numeração decimal, Prova Brasil.

Resumo

Esta comunicação, que é parte de pesquisas desenvolvidas no âmbito de um Projeto de Pesquisa financiado pela CAPES relativo ao Programa Observatório da Educação, tem como objetivo apresentar uma análise das respostas de alunos de 4ª série/5º ano a algumas questões da Prova Brasil e a outras, elaboradas pelo grupo de pesquisa, envolvendo números naturais. O procedimento de análise de conteúdo foi realizado à luz de autores que tratam do ensino desse tema. Entre os resultados, destacamos que o ensino dos números naturais é um problema didático que merece atenção em situações de ensino e em pesquisas destinadas ao ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do ensino básico.

Abstract

This article, which is a part of research developed in a Research Project funded by CAPES for the Program Observatory of Education which has the objective to present an analysis of the responses of students in 4th grade he and 5th grade about some issues SAEB/Brazil Exam and another analysis procedure was accomplished using studies of authors who studying the teaching of this theme. Among the results, we emphasize the teaching of natural numbers is a didactic problem which deserves attention in situations of teaching and in research for the teaching and learning of the Decimal Numbering System in the early years of elementary education.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Pinheiro Vece, Universidade Cruzeiro do Sul

Janaina Pinheiro Vece Mestre em Educação Matemática - Universidade Cruzeiro do Sul/SP Professora de Educação Básica I – SEE/SP Bolsista do Programa Observatório da Educação

Simone Dias Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Simone Dias da Silva Mestre em Educação Matemática - Universidade Cruzeiro do Sul/SP Professora de Educação Básica I – SEE/SP Bolsista do Programa Observatório da Educação

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Edda Curi Doutora em Educação Matemática PUC/SP Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul

Referências

BARDIN, L.(2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BRANDT, C. F.(2005). Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do Sistema do Numeração. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA.(2009a. 193 p.) Matriz de Referência de Matemática – Saeb/ Prova Brasil – Temas, Tópicos e Descritores. Brasília (DF): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.

______. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. (2009b). Matemática – Orientações para o professor. SAEB/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, Ensino Fundamental. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.

CURI, E. (2011) Sistema de Numeração Decimal: uso cotidiano e aprendizagens escolares. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 13., 26 a 30 de junho, Recife. Anais. Mídia eletrônica.

FAYOL, M. (1996) A criança e o número: da contagem à resolução de problemas. Tradução de Rosana Severino de Leoni. Porto Alegre: Artes Médicas.

KAMII, C.; LIVINGSTON, S. J. (1995) Desvendando a Aritmética: implicações da teoria de Piaget. Tradução de Marta Rabioglio e Camilo F. Ghorayeb. 2. ed. Campinas: Papirus.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. (1996) O sistema de numeração decimal um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed.

RABELO, M.H; PLAZE, E. M. (2011) Avaliação na educação básica: um estudo teórico sobre a Prova Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIAEM, 13., 26 a 30 de junho de 2011, Recife. Anais. Mídia eletrônica.

SILVA, S. D. da. (2009) Formação continuada na HTPC: refletindo sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

Artigos