ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: PARÂMETROS E PERSPECTIVAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a5

Keywords:

Língua de acolhimento, Material didático, Imigrantes, Refugiados

Abstract

O Brasil tem recebido refugiados e demais imigrantes de diversas partes do mundo. Ao penetrarem em outro cenário sociocultural, esses estrangeiros entram em contato com uma nova língua, que se torna instrumento no processo de integração social. Sendo esse o contexto de investigação, propomos uma discussão quanto à produção de material didático para esse público específico, bem como sobre o termo língua de acolhimento. Para tanto, apresentamos entrevistas com professores voluntários de língua portuguesa. Ademais, com esse estudo, buscamos identificar quais abordagens de ensino de língua são consideradas no processo de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento. Os resultados apontam para um grande desafio a ser enfrentado.

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Author Biographies

Izabel Cristina Silva Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Brasil

Izabel Cristina Silva Diniz graduated in Languages from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (2005) and master's degree in Language Studies from the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais ‒ CEFET-MG (2013). She is currently a PhD student in Language Studies at CEFET-MG and has experience in teaching Literature and Portuguese Language. E-mail: izabel.diniz@hotmail.com

Júnia Moreira da Cruz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Brasil

Júnia Moreira da Cruz graduated in Social Communication from the University Center of Belo Horizonte (2003). She is currently a master's degree student in Language Studies at the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais. She has experience in Portuguese as additional language and as host language. E-mail: juniamcruz@gmail.com

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Published

2018-12-26

How to Cite

Diniz, I. C. S., & Cruz, J. M. da. (2018). ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: PARÂMETROS E PERSPECTIVAS. The ESPecialist, 39(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a5

Issue

Section

Papers