Ensino bilíngue e inclusão de estudantes surdos no ensino regular: análise de uma carta aberta dos primeiros doutores surdos brasileiros em Educação e Linguística

Authors

  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) http://orcid.org/0000-0002-7175-338X
  • Luiz Renato Martins da Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a10

Keywords:

Carta aberta, Ensino, Inclusão, Surdos, Bilinguismo

Abstract

Neste texto, objetivamos realizar uma leitura da carta aberta dos primeiros doutores surdos que atuam em Educação e em Linguística, em solo brasileiro, enviada em junho de 2012 ao então ministro da educação. Na carta, seus autores discutem a respeito do ensino dirigido aos estudantes surdos no país, defendendo um modelo de ensino considerado por eles como o mais coerente a tal contexto. Para tanto, apresentamos uma breve reflexão a respeito das filosofias existentes no processo de ensino/aprendizagem desses sujeitos. Adotamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, pois realizamos um levantamento teórico das questões que envolvem o ensino e a inclusão de alunos surdos brasileiros e examinamos uma carta aberta como fonte e objeto de pesquisa. Na carta, os autores defendem o bilinguismo na educação de surdos, argumentando em defesa de tal perspectiva como aquela que melhor condiz com a inclusão escolar desses sujeitos.

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Author Biographies

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Surdez: Libras e Educação Especial Inclusiva; Licenciatura Plena em Pedagogia e Matemática. Tradutor e intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Cornélio Procópio. Professor na graduação e pós-graduação da Faculdade Ciências de Wenceslau Braz - Facibra. Já ministrou diversos cursos e palestras para professores (municipais e estaduais), alunos do ensino médio, técnico e superior nas diversas áreas de formação. Atualmente é o coordenador do Núcleo de apoio às pessoas com deficiência da UTFPR - CP. E-mail: luizrenatomr@gmail.com ou luizrocha@utfpr.edu.br

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. É professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Diretor do Setor de Ciências da Saúde de 2007 a 2010 e atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física do campus da UNICENTRO, em Irati-PR, e Coordenador do Mestrado em Educação da mesma instituição. Membro de corpo editorial dos periódicos Práxis Educativa e Revista da Educação Física / UEM, além de revisor, dentre outros periódicos, da Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Educação Especial, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Editor convidado do dossiê: Educação física escolar no contexto da inclusão e diferença (Práxis Educativa, 2017). Coordenou, de 2013 a 2017, o Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e atualmente é membro de seu comitê científico. É líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente. Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná.

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Published

2019-12-12

How to Cite

Storto, L. J., Rocha, L. R. M. da, & Cruz, G. de C. (2019). Ensino bilíngue e inclusão de estudantes surdos no ensino regular: análise de uma carta aberta dos primeiros doutores surdos brasileiros em Educação e Linguística. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a10

Issue

Section

Papers