Práticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilíngue e intermediação sensível na sala de aula

Authors

  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto Instituto Federal da Bahia
  • Joseane dos Santos do Espírito Santo Universidade Federal de Alagoas
  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a11

Keywords:

Língua Portuguesa como Segunda Língua, Português para Surdos, Práticas de ensino/aprendizagem, Classe Bilíngue, Intermediação Sensível

Abstract

Este trabalho apresenta reflexões sobre a implantação e as práticas de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, nas turmas dos/as estudantes Surdo/as do Ensino Médio e Superior nos anos de 2013 à 2015 e em 2018. Ele analisa os desafios e as possibilidades no desenvolvimento de um trabalho para a compreensão das práticas linguístico-discursivas de Surdos/as no processo de ensino/aprendizagem. Adota-se a noção de língua, segundo Bakhtin e Volochinov (2014), que a veem como um fenômeno de natureza social, que se concretiza na relação com o outro e considera a Libras como a primeira língua (L1) do Surdo (QUADROS e SCHMIEDT, 2006; ESPÍRITO SANTO, 2020). A abordagem metodológica foi qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), de observação participativa. As análises indicaram possibilidades de um trabalho de intermediação sensível (LIMA, 2019), dentro de uma perspectiva bilingue com Surdos/as nos níveis de médio e superior, respeitando a Libras como L1 e a LP como L2.

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Author Biographies

Alessandra de Azevedo Costa Calixto, Instituto Federal da Bahia

Possui licenciatura em Letras com Inglês pela Universidade Salvador (2009); Especialização em Gramática e Texto pela mesma Universidade (2011) e Especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2015). É professora de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi professora da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), com atuação nos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Radiologia, já ministrando as disciplinas Libras, Sintaxe, Linguística, Morfologia, Linguística textual, Inglês Instrumental e Metodologia Científica. Foi professora da Universidade Salvador (UNIFACS), lecionando as disciplinas Introdução ao Trabalho Científico/ Metodologia Científica, Educação e Tecnologias, Libras, Arte e Cultura, Comunicação Profissional e Projeto Integrador I e II.

Joseane dos Santos do Espírito Santo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professora e intérprete de Libras. Coordenadora e professora de cursos de extensão de LIBRAS. Trabalhou como docente na Associação Educacional Sons no Silêncio na área de ensino da LIBRAS, alfabetização de surdos e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Atuou como docente de Libras na FACE, na Faculdade São Salvador. Foi Professora substituta de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no IFBA - Salvador. Possui Proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Mestranda em Letras e Linguística. Docente da Universidade Federal de Alagoas

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, é doutora em Letras e Linguística pelo PPGLL da mesma instituição. Atua na área da Linguística Aplicada com os temas: Identidade, ética, formação de professores, saber docente, ensino e aprendizagem de línguas, produção textual e letramentos.

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Published

2020-05-11

How to Cite

Calixto, A. de A. C., Espírito Santo, J. dos S. do, & Souto Maior, R. de C. (2020). Práticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilíngue e intermediação sensível na sala de aula. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a11

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Section

Papers