O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no Edmodo...
98
_____________________________________________________________________
Tendo como público-alvo servidores públicos (analistas e técnicos administrativos) da
UESC, o objetivo do referido curso foi ensinar estratégias visando à preparação dos alunos para
realizarem leituras de textos em língua inglesa. A justificativa para sua elaboração foi a
capacitação desses funcionários para atender à política de internacionalização da universidade,
cujo objetivo é projetá-la no cenário internacional, promovendo intercâmbios acadêmicos e
interculturais.
Buscamos, com o estudo realizado a partir dos depoimentos dos alunos do curso de Inglês
Instrumental a distância, investigar o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua
inglesa, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que serão
descritas ao longo deste relato. Esperamos que, com a divulgação dos resultados da investigação,
o presente estudo contribua para a obtenção de subsídios com vistas ao desenvolvimento de
cursos neste formato que atenda a outras demandas da universidade.
O curso foi ministrado totalmente na modalidade a distância, sendo o material didático e
as atividades elaboradas pelo coordenador e tutores. O curso foi hospedado no ambiente virtual
1
de aprendizagem (AVA) Edmodo e ministrado de forma assíncrona, com alguns encontros
síncronos para coletar as percepções dos alunos. Como recursos tecnológicos, utilizaram-se o
software Plotagon para desenvolver vídeos instrucionais animados, a plataforma de design
gráfico Canva para a elaboração de slides para apresentação das estratégias de leitura e o Google
2
Meet para os encontros síncronos que ocorriam a cada término de módulo . Os recursos
mencionados serão descritos posteriormente neste artigo.
Os participantes do curso foram servidores públicos (analistas e técnicos administrativos)
da UESC. Os dados foram gerados por meio de questionários utilizando o recurso (Google Form)
e por meio de reuniões síncronas (Google Meet) realizadas periodicamente com os alunos para
avaliação processual do curso e de sua aprendizagem. A seguir, descrevemos a fundamentação
teórica que embasa a análise dos resultados obtidos.
1
O Edmodo era um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que auxiliava o gerenciamento da aprendizagem e
permitia a interação entre professores e alunos. O ambiente virtual do Edmodo foi descontinuado em 22 de setembro
de 2022. Embora o site não exista mais, as considerações feitas no presente artigo lançam luz, numa perspectiva mais
abrangente, sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância mediado pelas Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC) e por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
2
O curso foi dividido em três módulos. Ao final de cada módulo, os estudantes se reuniam com os monitores para
compartilhar suas percepções com relação ao andamento do curso. Portanto, o curso se desenvolveu,
majoritariamente, de modo assíncrono, com exceção apenas desses encontros por meio do Google meet.
________________________________________________________________________________________
_
São Paulo (SP), v. 44 n.2, ago./dez. 2023
ISSN 2318-7115