ARTIGO  
O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a  
distância no Edmodo: percepção de alunos sobre  
o ensino a distância (EaD)  
Distance teaching and learning of English for reading on Edmodo:  
students’ perception of distance teaching  
Aryadne Bezerra de ARAUJO  
Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus/BA, Brasil.  
FLUXO DA SUBMISSÃO  
Submissão do trabalho: 16/08/2021  
Aprovação do trabalho: 17/11/2022  
Publicação do trabalho: 02/10/2023  
Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Ilhéus/BA, Brasil.  
Resumo  
1
0.23925/2318-7115.2023v44i2e55252  
Este artigo apresenta o relato e os resultados das percepções de alunos  
sobre a experiência de ensino a distância (EaD) em um curso de inglês  
instrumental ofertado a servidores da Universidade Estadual de Santa  
Cruz (UESC). Buscamos evidenciar as percepções dos alunos em relação  
à aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa no curso  
ministrado a distância, em cotejo com pressupostos acerca dessa  
modalidade de ensino, elencados, sobretudo, a partir das contribuições  
de Almeida (2003), White (2003) e Lima (2011). Para tanto, retomamos o  
conceito de EaD com base nos autores supracitados , as  
considerações sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação  
que hoje medeiam o processo de ensino-aprendizagem, além de pontuar  
algumas questões relevantes sobre material didático digital no ensino de  
leitura em língua inglesa. As percepções dos alunos que foram coletadas  
em entrevistas e questionários, por meio de ambientes virtuais, lançam  
luz sobre a potencial contribuição do EaD e das tecnologias digitais para  
o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira,  
para além do presente cenário pandêmico em que o distanciamento  
físico se tornou urgente.  
Palavras-chave: EaD; Inglês instrumental; Recursos digitais; Edmodo.  
Abstract  
This article presents a perception report of distance learning of English for  
reading through a course designed to meet the needs of the State University  
of Santa Cruz (UESC) employees. We seek to highlight the students’  
perceptions regarding their learning of reading skill in English through a  
distance learning course. We reflect on those perceptions based on  
Distribuído sob Licença Creative Commons  
Aryadne Bezerra de ARAUJO; Jorge ONODERA  
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Almeida (2003), White (2003) and Lima (2011) with regard to distance teaching and learning. In order  
to properly analyze the students’ feedback, we discuss the premises of distance education, the  
aspects of teaching-learning process that nowadays is mediated by Digital Information and  
Communication Technology and some relevant issues involved in digital didactic material in teaching  
reading in English. The participants’ perceptions that we collected through interviews and  
questionnaires shed light on the potential contribution of distance learning and digital technologies  
to the teaching-learning process of reading in a foreign language, not only in pandemic scenarios in  
which physical distance became urgent.  
Keywords: Distance Learning; Reading; Digital Resources; Edmodo.  
1.  
Introdução  
O ensino a distância (EaD) assumiu seu protagonismo em tempos de Pandemia do Covid  
1
9. A educação passou a ser, em determinados contextos, mediada pelas tecnologias. Os  
professores tiveram de se adequar a essa nova realidade, necessitando de uma atualização  
pedagógica urgente, entretanto, muitos não tiveram sequer a oportunidade de se capacitar para  
atuar nesse novo cenário. É nessa conjuntura que professores de línguas estrangeiras do  
Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) ofertaram  
cursos de línguas inglesa, espanhola e francesa em modo remoto, como uma ação  
experimental do Centro de Línguas Estrangeiras e Interculturalidade (CLEI), ainda em fase de  
implementação na referida universidade.  
Levando em conta não somente a urgência do distanciamento físico em decorrência da  
pandemia, mas, sobretudo, a tendência crescente de substituição do modelo plenamente  
presencial por um modelo híbrido de educação nas universidades, além da contribuição desse  
modelo para a democratização do ensino, e de como tal formato de ensino de línguas estrangeiras  
pode colaborar para o processo de internacionalização das instituições de ensino superior,  
propomos uma investigação do processo de ensino-aprendizagem no curso de Inglês  
instrumental a distância com base nas percepções dos alunos acerca da experiência didática  
mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e da sua aprendizagem.  
Logo, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados dessa experiência de ensino  
de Inglês Instrumental, na modalidade EaD, no que concerne à impressão dos alunos acerca do  
desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa através de um curso mediado pelas  
TDIC.  
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Tendo como público-alvo servidores públicos (analistas e técnicos administrativos) da  
UESC, o objetivo do referido curso foi ensinar estratégias visando à preparação dos alunos para  
realizarem leituras de textos em língua inglesa. A justificativa para sua elaboração foi a  
capacitação desses funcionários para atender à política de internacionalização da universidade,  
cujo objetivo é projetá-la no cenário internacional, promovendo intercâmbios acadêmicos e  
interculturais.  
Buscamos, com o estudo realizado a partir dos depoimentos dos alunos do curso de Inglês  
Instrumental a distância, investigar o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua  
inglesa, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que serão  
descritas ao longo deste relato. Esperamos que, com a divulgação dos resultados da investigação,  
o presente estudo contribua para a obtenção de subsídios com vistas ao desenvolvimento de  
cursos neste formato que atenda a outras demandas da universidade.  
O curso foi ministrado totalmente na modalidade a distância, sendo o material didático e  
as atividades elaboradas pelo coordenador e tutores. O curso foi hospedado no ambiente virtual  
1
de aprendizagem (AVA) Edmodo e ministrado de forma assíncrona, com alguns encontros  
síncronos para coletar as percepções dos alunos. Como recursos tecnológicos, utilizaram-se o  
software Plotagon para desenvolver vídeos instrucionais animados, a plataforma de design  
gráfico Canva para a elaboração de slides para apresentação das estratégias de leitura e o Google  
2
Meet para os encontros síncronos que ocorriam a cada término de módulo . Os recursos  
mencionados serão descritos posteriormente neste artigo.  
Os participantes do curso foram servidores públicos (analistas e técnicos administrativos)  
da UESC. Os dados foram gerados por meio de questionários utilizando o recurso (Google Form)  
e por meio de reuniões síncronas (Google Meet) realizadas periodicamente com os alunos para  
avaliação processual do curso e de sua aprendizagem. A seguir, descrevemos a fundamentação  
teórica que embasa a análise dos resultados obtidos.  
1
O Edmodo era um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que auxiliava o gerenciamento da aprendizagem e  
permitia a interação entre professores e alunos. O ambiente virtual do Edmodo foi descontinuado em 22 de setembro  
de 2022. Embora o site não exista mais, as considerações feitas no presente artigo lançam luz, numa perspectiva mais  
abrangente, sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância mediado pelas Tecnologias Digitais de  
Informação e Comunicação (TDIC) e por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).  
2
O curso foi dividido em três módulos. Ao final de cada módulo, os estudantes se reuniam com os monitores para  
compartilhar suas percepções com relação ao andamento do curso. Portanto, o curso se desenvolveu,  
majoritariamente, de modo assíncrono, com exceção apenas desses encontros por meio do Google meet.  
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2
. Fundamentação teórica  
2
.1 Ensino a distância (EaD)  
Diante da conjuntura emergencial de distanciamento físico, o curso de extensão de inglês  
instrumental, ministrado para funcionários da UESC, ocorreu na modalidade EaD. É preciso, desse  
modo, definir essa modalidade de ensino-aprendizagem, pontuando seus principais aspectos.  
O EaD não corresponde meramente a aulas ministradas de forma remota. Sua condição vai  
além do distanciamento geográfico, implicando também uma separação temporal entre professor  
e aluno (WHITE, 2003). No desenho dos cursos EaD, segundo White (2003), há um planejamento  
rigoroso e técnicas específicas que visam a alcançar uma flexibilidade que possibilite ao aluno  
estudar em seu tempo e ritmo.  
Nesse cenário, o papel do professor é o de mediador do processo de ensino-aprendizagem,  
orientador e provocador de reflexões, visando a uma aprendizagem significativa (ALMEIDA,  
2
003). Nesse ponto, o EaD se mostra alinhado com a perspectiva socioconstrutivista que também  
concebe a atividade docente não como protagonista, mas como mediadora do processo de  
ensino-aprendizagem.  
Sobre tal aspecto do papel docente no ensino não presencial, Lima (2011) pontua que a  
mediação deve ser não somente entre o aprendiz e o conhecimento, mas também entre diversos  
aprendizes e entre aprendiz e computador. Assim, no ensino mediado por tecnologias, “a  
linguagem passa a desempenhar papel preponderante. É a partir de seu uso que as interações  
acontecem [...]” (LIMA, 2011, p. 186).  
Além da ênfase na função moderadora e colaborativa do professor, elencamos, com base  
em Almeida (2003), os seguintes atributos do EaD que se revelaram significativos na construção  
do curso de inglês instrumental: 1. flexibilidade do tempo e quebra de barreiras espaciais; 2.  
potencialidade de recursos tecnológicos na promoção da interatividade e da produção de  
3
conhecimento; 3. o ensino-aprendizagem ocorre em ambientes digitais de aprendizagem , o que  
3
Segundo Almeida (2003, p.331) “ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na  
internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem  
integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver  
interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir  
determinados objetivos”.  
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inclui a organização de situações de aprendizagem nesses ambientes, planejamento e elaboração  
de materiais didáticos utilizando múltiplas mídias e linguagens.  
Em vista do distanciamento físico e temporal entre sujeitos, a interação no EaD é mediada  
pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que, resumidamente, consistem  
na “gama de possibilidades em forma de ferramentas disponibilizadas para mediação pelo uso do  
computador ou suportes equivalentes, como dispositivos móveis variados” (PEREIRA; SABOTA,  
2
016, p. 179). Na próxima seção, discorremos sobre as TDIC e o ensino de língua estrangeira.  
2
.2 Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) e o ensino de língua  
estrangeira  
Grande parte da interação com outras pessoas e com o conhecimento se dá, atualmente,  
por meio de tecnologias digitais. Essa conjuntura no ensino de língua estrangeira, além fomentar  
um engajamento maior entre a sala de aula e a realidade externa a ela, permite que o aluno se  
sinta apoiado no processo de aprendizagem, “seja pelo acesso a dicionários eletrônicos ou por  
meio de trocas interativas via internet, principalmente em listas e foros de discussão” (LIMA, 2018,  
p. 183). No entanto, o uso das TDIC no ensino deve prover o caminho para que o aprendiz ande  
em direção à autonomia (LIMA, 2011). Uma vez que o planejamento de um curso EaD, mencionado  
anteriormente, volta-se para o tempo e ritmo do aluno (WHITE, 2003), este deve adquirir  
autonomia para administrar sua aprendizagem.  
O ensino mediado pelas tecnologias digitais ocorre em ambientes virtuais de aprendizagem  
(AVA) que consistem em comunidades no ciberespaço cujo foco é o aprendizado (BRAHIM; SILVA;  
BRUZ, 2015). Ao mesmo tempo em que tais ambientes viabilizam situações de ensino e  
aprendizagem, “os indivíduos participantes dessas comunidades podem compartilhar interesses  
e objetivos em comum, ainda que estejam separados geograficamente e de forma assíncrona”  
(BRAHIM; SILVA; BRUZ, 2015, p. 7).  
Vale lembrar também que um AVA oferece diversas possibilidades para a elaboração de  
material didático e o compartilhamento de conteúdo, constituindo um “ponto de convergência  
de mídias diversas cujos elementos, num primeiro momento, parecem incompatíveis entre si”  
(BRAHIM; SILVA; BRUZ, 2015, p. 7). Logo, esses ambientes proporcionam o espaço profícuo para  
a hospedagem de materiais elaborados a partir de recursos de multimídia diversos. Ao mesmo  
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tempo, oferecem possibilidade de interação com o conteúdo compartilhado, se estabelecendo,  
portanto, como espaço de comunicação bidirecional.  
A seguir, apresentamos alguns pressupostos na elaboração do material didático digital em  
interface com o ensino de leitura em língua estrangeira.  
2
.3 Material didático digital e ensino de leitura em língua estrangeira  
Ao elaborar o material didático para o ensino de leitura em língua estrangeira, é preciso  
considerar os aspectos e os diferentes objetivos de leitura, entre eles, a leitura para consolidar a  
aprendizagem da língua ou a leitura para desenvolver a habilidade de compreensão escrita  
(MUKUNDAN; ZARIFI; KALAJAHI, 2016), que se mantém como objetivo principal da maioria dos  
cursos de leitura instrumental em língua estrangeira.  
Na leitura que visa a compreensão textual, o leitor não reconstrói significados somente a  
partir do texto, mas a partir, também, de experiências e conhecimento prévios, das emoções e do  
seu entorno cultural (MUKUNDAN; ZARIFI; KALAJAHI, 2016).  
Desse modo, para facilitar a relação entre a informação nova no texto com o conhecimento  
prévio, devem-se identificar as necessidades e os objetivos dos aprendizes, como, por exemplo,  
sua área de atuação profissional e para qual fim o aluno precisaria desenvolver a habilidade leitora  
na língua estrangeira (MUKUNDAN; ZARIFI; KALAJAHI, 2016). Os interesses e as necessidades do  
público-alvo devem guiar a elaboração do material didático, a fim de possibilitar as relações que o  
leitor faz entre informação nova e informações já adquiridas ou prover formas para que o aluno  
construa um conhecimento acerca do assunto abordado no texto (MUKUNDAN; ZARIFI;  
KALAJAHI, 2016).  
Contudo, como afirma Mikulecky (2008), categorias mentais como conhecimento prévio,  
experiências e concepções preconcebidas são fundamentadas na língua materna e na herança  
cultural do leitor. Portanto, é necessário que o material didático propicie o letramento na língua  
estrangeira, o que implica o desenvolvimento de entendimento do funcionamento da língua e do  
discurso na(s) nova(s) cultura(s). Segundo a autora, “letramento consiste em um conjunto de  
atitudes e crenças sobre formas de uso da língua falada e escrita que são adquiridas no decurso  
de socialização de uma pessoa em um determinado contexto social” (MIKULECKY, 2008, n.p.,  
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tradução nossa) . Uma forma de desenvolver o letramento na língua estrangeira, elencada pela  
autora, é o uso de estratégias específicas de leitura aplicadas a diversos textos.  
O uso de tecnologias de multimídia no ensino de línguas viabiliza a elaboração de situações  
de aprendizagens que promovem o letramento em outra cultura, considerando que o letramento  
não se limita à habilidade de leitura e escrita alfabética, mas envolve a capacidade de decodificar  
diversas formas de representação audiovisual implementadas por recursos de multimídia  
(SOLEIMANI; ESMAILI, 2016). Portanto, o ensino de leitura em língua estrangeira, a fim de  
promover o letramento na nova língua, deve incluir o ambiente digital que atualmente consiste  
no meio principal de comunicação.  
Intentamos levar em conta tais aspectos da elaboração do material digital e do letramento  
em língua estrangeira na formulação do curso de inglês instrumental a distância que descrevemos  
a seguir, junto à metodologia utilizada no estudo.  
3.  
Metodologia  
Nesta seção descrevemos a metodologia e os procedimentos utilizados na execução deste  
estudo. Na primeira parte, apresentamos o contexto no qual o curso foi desenvolvido e os  
participantes; na segunda, descrevemos o curso de inglês instrumental, os recursos utilizados, a  
implementação do curso, e por fim, detalhamos os instrumentos geradores de dados.  
3
.1 Contexto  
Devido à pandemia, que acarretou a obrigatoriedade do distanciamento social, houve a  
necessidade de se escolher um ambiente virtual de aprendizagem que servisse como meio de  
interação entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. O Edmodo foi o ambiente  
escolhido para hospedar e ministrar o curso na modalidade a distância desenvolvido de forma  
síncrona e assíncrona. A postagem do material didático, dos exercícios e a comunicação com os  
alunos foram realizadas por meio do ambiente.  
4
Trecho original: “literacy is a set of attitudes and beliefs about the way of using spoken and written language that  
are acquired in the course of a person's socialization into a specific social context” (MIKULECKY, 2008, n.p.).  
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O público-alvo do curso é constituído de servidores da UESC, analistas e técnicos  
administrativos, todos com nível superior completo e com contato prévio com a língua inglesa. O  
curso iniciou com 17 participantes e foi concluído com 11 alunos. A seguir, descrevemos o curso.  
3
.2 O curso de inglês instrumental  
O curso de Inglês Instrumental foi baseado em estratégias de leitura. O objetivo do curso  
foi ensinar estratégias visando à preparação dos alunos para realizar leituras de textos em língua  
inglesa em contexto de trabalho. O curso teve uma carga horária total de 45 horas, dividido em 3  
módulos de 15 horas cada, conduzido por tutores diferentes, tendo início em 15 de setembro e  
término em 04 de dezembro de 2020. O curso, formulado a partir de conteúdos delimitados  
dentre outros tópicos abordados no livro Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental  
5
(
SOUZA et al., 2005) , se baseou nas principais estratégias de leitura: gêneros textuais, cognatos,  
skimming e scanning, identificação de palavras-chave, reconhecimento de alguns marcadores  
discursivos e das principais formas verbais, dentre outras.  
Por se tratar de um curso na modalidade EaD, contamos com recursos digitais que nos  
auxiliaram neste sentido e possibilitaram que ocorresse a mediação e a interação entre aluno e  
professor, por esta razão, utilizamos o AVA Edmodo, o software Plotagon, a plataforma de design  
gráfico Canva e o Google meet para o desenvolvimento das atividades. Na próxima subseção,  
descrevemos os recursos tecnológicos utilizados no curso.  
3
.3 Recursos Tecnológicos  
Edmodo  
O Edmodo foi a principal ferramenta utilizada no desenvolvimento das atividades do curso.  
Tratava-se de um ambiente virtual de aprendizagem que se assemelhava a uma rede social. Foi  
desenvolvida em 2008 para professores e alunos e encerrada em 2022. Segundo o site do  
ambiente virtual, o Edmodo era um AVA cujo objetivo era auxiliar o gerenciamento da  
aprendizagem e permitir a interação entre professores e alunos. O AVA oferecia diversos recursos  
tecnológico para as atividades do curso atingirem seus objetivos pedagógicos. Optamos pelo  
5
O livro didático serviu para guiar a seleção dos conteúdos que iriam compor o curso. A partir dessa seleção, as  
apresentações dos conteúdos (explicações e exemplos) foram reformuladas, levando-se em conta as especificidades  
do público-alvo e da modalidade de ensino a distância. Os exercícios propostos aos alunos foram elaborados a partir  
de textos atuais e autênticos hospedados em sites de diferentes veículos de informação, como elucidamos a seguir.  
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Edmodo porque consistia em um ambiente virtual gratuito e seu layout assemelhava-se ao  
Facebook, uma rede social com a qual os alunos estão familiarizados. Apresentamos, na figura 1,  
a seguir, a tela inicial do ambiente Edmodo.  
Figura 1: Tela inicial da sala de aula do curso de inglês instrumental.  
Citemos algumas características do ambiente Edmodo: 1. permitia que professores e alunos  
trabalhassem de forma colaborativa em um ambiente fechado e seguro; 2. propiciava interação e  
comunicação entre professores, pais e alunos por meio de mensagens; 3. possibilitava a realização  
de fóruns, Quizzes e avaliações no próprio ambiente; 4. viabilizava a supervisão e a avaliação das  
atividades dos alunos; 5. oferecia ambiente gratuito e sem publicidade que podia ser acessado por  
computador, tablet ou smartphones.  
No nosso contexto, o Edmodo foi utilizado para hospedar o material referente ao curso,  
como as vídeo-aulas, slides, atividades e avaliações. Foi também o ambiente onde as discussões  
aconteciam, através das quais os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o material, ora  
por meio de comentários, ora pelo recurso de chat para se comunicar com os tutores. Na figura 2,  
exemplificamos a tela com a postagem do vídeo instrucional no ambiente.  
Figura 2: Tela da postagem do vídeo instrucional  
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As vídeo-aulas, conforme mostra a figura 2, foram gravadas utilizando o Plotagon e os  
slides foram criados no Canva, recursos que descrevemos a seguir.  
Plotagon e Canva  
O Plotagon é um aplicativo para a criação de histórias animadas. O app possibilita que se  
escolha e/ou customize um avatar e, após a escolha, pode-se selecionar um cenário adequado à  
proposta de uma narrativa. No nosso caso, o cenário mais recorrente foi o de uma sala de aula.  
No entanto, as vozes que deram vida aos personagens criados foram as dos tutores. Cada  
módulo foi conduzido por um tutor diferente, em cada um, escolheu-se um avatar customizado  
pelo tutor regente das atividades. Na figura 3, temos um print de tela demonstrando o avatar e o  
ambiente em que as atividades do primeiro módulo foram conduzidas.  
Figura 3: Tela de edição de vídeo animado do Plotagon.  
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Na figura 4, apresentamos a tela de reprodução do vídeo animado no Plotagon postado no  
Edmodo.  
Figura4: Tela de reprodução do vídeo animado.  
Já o Canva é uma plataforma online de design gráfico. Ela foi utilizada para criar os slides  
contendo as estratégias, teorização, conceituação do conteúdo. A própria ferramenta possibilita  
que esses slides sejam convertidos em PDF e neste formato disponibilizamos o material no  
Edmodo. Na figura 5, temos um exemplo de tela da edição e elaboração dos slides utilizados para  
apresentação das estratégias de leitura.  
Figura 5: Tela de edição do Canva.  
Até aqui, descrevemos os recursos utilizados na comunicação e nas interações assíncronas.  
A seguir, apresentamos o Google Meet, por meio do qual as interações síncronas ocorreram.  
Google Meet  
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O Google Meet é uma ferramenta do Google para realização de videoconferências. É  
possível realizar reuniões, ministrar aulas e palestras utilizando esse recurso. Para o curso,  
utilizamos um e-mail institucional, o que permitia acesso a todos os recursos disponibilizados a  
6
assinantes do plano G Suite , incluindo a possibilidade de gravar as reuniões.  
Através da ferramenta, realizamos reuniões síncronas com tutores e alunos para avaliação  
do curso/módulo e resolução de dúvidas.  
Na próxima seção, apresentamos a implementação do curso e os procedimentos adotados.  
3
.4 Implementação do curso  
A sistematização das atividades foi realizada em conjunto, com os três tutores, por meio  
de reuniões via Google Meet, pois estávamos em plena pandemia. Elegemos o livro Leitura em  
Língua Inglesa: uma abordagem instrumental (SOUZA et al, 2005) como ponto de partida para a  
elaboração do material didático; delimitamos os assuntos a serem abordados  a partir dos  
conteúdos apresentados no mencionado livro, considerando a carga horária e o foco do curso  
com base nas demandas do público-alvo; selecionamos a forma de avaliação, os recursos  
tecnológicos, o AVA a ser utilizado e a estratégia de ensino a ser adotada.  
Iniciamos o desenvolvimento do curso com a elaboração dos slides, utilizando o software  
Canva para apresentar as estratégias de leitura. O conteúdo dos slides foi apresentado também  
em forma de vídeo-aulas, criadas no Plotagon, objetivando oferecer aos alunos a possibilidade de  
escolha entre mídias, alternando entre o recurso visual (slide) ou audiovisual (vídeo).  
Posteriormente, selecionamos os textos para as atividades do curso. Cada tutor ficou  
responsável em selecionar os textos para aplicação das estratégias de leitura de seu módulo  
conforme a divisão do curso. Os textos escolhidos foram atuais e sua complexidade foi  
aumentando gradualmente. Após selecionar os textos, elaboramos exercícios de interpretação e  
fixação das estratégias apresentadas por meio de slides e vídeos.  
O próximo passo foi a testagem do planejamento do curso no Edmodo. Realizamos em  
caráter de experimentação todas as postagens dos slides, vídeos e atividades. Testamos a  
interação entre os tutores do curso desempenhando o papel de alunos no ambiente, elaboramos  
e realizamos as avaliações, assim como a sua correção, visando explorar todo o potencial que o  
6
Disponível em: https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR// . Acesso em 27/01/2021.  
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Edmodo podia oferecer. Após as atividades experimentais do Edmodo, elaboramos um tutorial  
para promover a familiarização digital dos alunos e explicar como funcionaria a dinâmica do curso.  
Após o desenvolvimento do curso, realizamos uma videoconferência inicial com os alunos  
para fornecer orientações acerca do curso, sua dinâmica, apresentar as ferramentas que seriam  
utilizadas, por fim, enviamos o tutorial do Edmodo para o e-mail dos alunos. No decorrer do curso,  
outros três momentos síncronos ocorreram. Os encontros síncronos foram realizados ao final de  
cada módulo para sanar dúvidas e avaliar o módulo e as atividades. Uma avaliação escrita foi  
realizada no Edmodo ao término de cada módulo. Ao final dos encontros, o novo tutor que  
conduziria as atividades do módulo seguinte se apresentava aos alunos.  
Estabelecemos dois dias de postagens de atividades fixas semanais: às terças e quintas-  
feiras; o prazo para a entrega das atividades pelos alunos aos Domingos e a devolução das  
atividades corrigidas, às quartas-feiras subsequentes. Toda correção de atividades e avaliações  
foram realizadas no próprio Edmodo que permitia editar as atividades. Na avaliação escrita, o  
aluno deveria praticar todas as estratégias aprendidas. O AVA bloqueava automaticamente a  
realização da avaliação após o tempo limite de 1 (uma) hora.  
A cada dia de postagem, era disponibilizado um slide contendo as estratégias daquela aula  
e uma vídeo-aula, seguido de uma atividade de fixação baseada em um texto extraído de diversos  
7
sites da internet. Caso desejassem, os alunos podiam realizar o download de todo material  
hospedado no Edmodo.  
Preocupamo-nos em selecionar textos com conteúdos atuais que motivassem os alunos a  
lê-los. Alguns assuntos abordados nos textos foram: inteligência artificial, internacionalização da  
educação superior, nutrição, reciclagem, cyberbullying, Covid pelo mundo, preservação da  
identidade na internet, exercício físico e aprendizagem, álcool e direção.  
No próximo tópico, descrevemos os instrumentos geradores dos dados deste estudo.  
3
.5 Instrumentos geradores de dados  
Para gerar os dados foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista (Google Meet),  
questionários (Google Form) e comentários (Edmodo). Para identificar o perfil dos alunos  
7
Disponível em: <www.times.com>. Acesso em: 10/09/2020; Disponível em: www.newsweek.com . Acesso em:  
1
0/09/2020; Disponível em: www.nytimes.com> Acesso em: 12/09/2020.; Disponível em: https://www.bbc.com/news .  
Acesso em: 12/09/2020.  
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utilizamos um questionário elaborado no Google Form, no início do curso; para verificar a  
percepção dos alunos acerca da eficácia do curso, utilizamos outro questionário ao término do  
curso, além de entrevistas realizadas pelo Google Meet e dos comentários que os estudantes  
fizeram no Edmodo. Dos 11 alunos que concluíram o curso, apenas 9 responderam aos dois  
questionários. Portanto, consideramos as respostas e os comentários desses 9 participantes.  
Inicialmente, enviamos um questionário para traçar o perfil dos alunos. Buscamos  
identificar por quanto tempo tinham estudado a língua e como avaliavam seu conhecimento de  
leitura em inglês. Um segundo questionário foi enviado para identificar se os alunos perceberam  
evolução em seu aprendizado. Para identificar as percepções dos alunos com relação ao curso, à  
sua aprendizagem, ao material didático e ao AVA Edmodo, aplicamos um questionário, realizamos  
uma entrevista coletiva e coletamos comentários no Edmodo.  
Os resultados dos instrumentos foram triangulados e os depoimentos sobre as percepções  
dos alunos foram selecionados dentro das categorias: avaliação geral do curso EaD,  
aprendizagem, material didático, e o AVA Edmodo.  
Discutimos os resultados deste estudo na próxima seção. Na discussão, identificamos os  
alunos por letras, a fim de manter sigilo sobre a identidade dos participantes.  
4
.
Resultados  
Nesta seção apresentamos os resultados que foram obtidos por meio dos instrumentos:  
entrevista (Google Meet), questionários (Google Form) e comentários (Edmodo), que já foram  
explicitados na seção anterior. Decidimos analisar e apresentar apenas os resultados dos alunos  
que responderam aos dois questionários. Como mencionamos, o curso iniciou com 17  
participantes, tendo sido concluído com 11 alunos, e, destes participantes, 9 responderam aos dois  
questionários.  
Com base no questionário que foi enviado ao final do curso, 100% dos alunos responderam  
que suas expectativas em relação ao curso foram atendidas, 7 deles, avaliaram o curso como  
ótimo, e 2 como muito bom.  
Segundo depoimento dos alunos nos encontros síncronos gravados no Google Meet, foi  
possível perceber uma progressão na complexidade dos conteúdos e dos textos abordados em  
cada módulo.  
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Porém, nesta mesma oportunidade, o aluno F informou que sentiu falta de interação entre  
colegas para correções de atividades em grupo, já que esse feedback no curso ocorreu de forma  
individual.  
Com relação ao Edmodo, onde todo o material referente ao curso foi hospedado  logo o  
aluno tinha uma relação direta e frequente com a ferramenta e o material didático , 2 alunos  
classificaram como ótima, 5 como muito boa, 1 como boa e 1 como regular.  
Dos 9 alunos, 4 afirmaram que não há pontos negativos ou reclamações acerca do Edmodo.  
O aluno F pontuou que é uma rede de fácil acesso e que se assemelha muito com o Facebook, e a  
afinidade com essa outra rede social auxiliou no uso do AVA adotado.  
Porém, o aluno D informou que o Edmodo não era uma ferramenta muito amigável para  
quem tem pouca experiência com redes sociais e que algumas opções não ficavam bem visíveis,  
fator que impediu que o aluno fizesse o bom uso da ferramenta.  
Tanto nas entrevistas quanto nos formulários, os alunos foram unânimes ao elogiarem o  
fato de que o curso manteve uma proposta objetiva e clara quanto ao propósito, que era  
apresentar estratégias de leitura para compreensão de textos em língua inglesa e, nos  
comentários no Edmodo, esses elogios foram reforçados. Ainda nos comentários, encontramos  
feedbacks positivos em relação à organização dos conteúdos e a forma como foi apresentado no  
ambiente de aprendizagem virtual.  
No próximo tópico, discutimos as percepções acerca do material didático.  
4
.1 Percepções sobre o material didático digital  
No segundo questionário que os alunos responderam avaliando o curso e sua  
aprendizagem, identificamos suas percepções quanto ao material didático nas respostas às  
questões sobre a experiência com os textos selecionados, com o material didático e com os  
recursos tecnológicos. Tais percepções foram confirmadas nas entrevistas realizadas via Google  
Meet.  
Sobre os textos, as seguintes impressões se sobressaem:  
“Muito longos, mas com temas atuais, o que ajudava na compreensão” (Aluno A).  
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Achei os textos muito bons. Notamos que, gradativamente, eles iam se tornando maiores e mais  
complexos", acompanhando a evolução do conteúdo. Os textos eram super atuais e muito  
interessantes de ler” (Aluno B).  
Adorei os textos porque, além de praticar o inglês, todos tinham conhecimentos que podíamos  
"
utilizar no nosso dia a dia” (Aluno G).  
Nota-se a recepção positiva dos textos nesses depoimentos, sobretudo pela atualidade do  
tema, pela relevância das informações e pela identificação de conhecimentos presentes no dia a  
dia. Esses aspectos elencados contribuíram para que os alunos conseguissem realizar os exercícios  
de interpretação textual, pois, como podemos inferir nessa avaliação, a atualidade dos temas e a  
familiaridade com eles incitavam os estudantes à leitura e ajudavam na compreensão, malgrado a  
complexidade gradativa da linguagem apontada nos comentários. Reforça-se, portanto, a  
imprescindibilidade, para uma leitura eficaz, da ponte entre informações novas e conhecimento  
prévio que o leitor-aprendiz estabelece na reconstrução de significados (MUKUNDAN; ZARIFI;  
KALAJAHI, 2016; MIKULECKY, 2008).  
Ao acionarem o conhecimento prévio, os alunos conseguem identificar a atualidade e a  
relevância do texto e, por conseguinte, a leitura é motivada, culminando na compreensão da  
escrita. Observamos que, embora alguns textos se revelassem longos e complexos, do ponto de  
vista de alguns estudantes, o interesse pela leitura foi estimulado e mantido, garantindo a  
execução e o sucesso das tarefas.  
Em relação ao material didático, 6 alunos avaliaram como ótimo e 3 como muito bom. Entre  
os pontos positivos sobre o material, os alunos sinalizaram:  
“Explicativo, conteúdo excelente” (Aluno A).  
“Os slides foram, graficamente, impecáveis e em termos de conteúdo muito claros e precisos”  
(
Aluno B).  
Gostei dos slides - aprendo melhor com eles porque a visualização facilita o meu aprendizado;  
Vídeos - são interessantes, mas prefiro aprender com os slides” (Aluno C).  
Slides: muitos bem divididos. Gostei mais dos que tinham tradução nos exemplos, pois, me  
ajudaram a entender o conteúdo. Textos: bons e atuais. Atividades: muito bem elaboradas e me  
ajudaram a fixar o conteúdo” (Aluno F).  
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Observa-se a preferência pelo recurso visual dos slides especialmente devido à linguagem  
clara e precisa, essencial para a elaboração do material didático digital no ensino a distância, como  
assinala Lima (2011), pois, em vista do distanciamento geográfico e temporal entre docente e  
estudante, é a partir da linguagem que ocorrem as interações e a mediação entre aluno,  
conhecimento e tecnologias.  
Sobre os recursos tecnológicos que mais contribuíram para a aprendizagem no curso, a  
maioria mencionou os slides (5 alunos) junto a outro recurso, como as atividades hospedadas no  
Edmodo, textos e vídeos. O aluno G se referiu a todos os recursos como relevantes e interligados,  
o aluno E listou os vídeos e os textos. As respostas a essa questão reafirmam a avaliação anterior  
que aponta para a preferência pela apresentação em slides. Contudo, é evidente que a  
potencialidade de recursos tecnológicos, diversas mídias e linguagem aspectos do EaD  
(ALMEIDA, 2003), como já mencionamos teve sua relevância confirmada nos relatos dos alunos  
sobre sua aprendizagem em um curso de inglês instrumental a distância.  
No próximo tópico, discutimos as percepções quanto à relação com os tutores do curso e  
sobre o EaD.  
4
.2 Percepções sobre o EaD e os tutores no curso de Inglês Instrumental  
Em um curso EaD, os tutores desempenham um papel fundamental como mediador tanto  
na parte pedagógica quanto relacional. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento das ações  
durante o curso e pela motivação dos alunos, tentando manter uma relação mais humanística. O  
atendimento rápido, receptividade e atenção despendida aos alunos resolvendo dúvidas podem  
ser observados em alguns dos depoimentos dos alunos sobre os tutores apresentados nos  
excertos a seguir:  
“Minha interação com os tutores foi bastante satisfatória. Todos gentis e disponíveis. Acredito  
que os meus colegas têm a mesma opinião. Percebi que sempre que algum aluno tinha alguma  
dúvida os tutores resolviam prontamente.” (Aluno C)  
“Muito bom. Atendimento rápido, atenção às nossas demandas.” (Aluno D)  
“Foi ótima. Todas as vezes que busquei ajuda tive retorno imediato.” (Aluno E)  
“Excelente, são de fácil acesso, dedicados e comprometidos com o curso e com os discentes.”  
(
Aluno H)  
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“Providencial. Mas sempre que demandei eles foram muito solícitos e apresentaram sempre  
alternativas e soluções.” (Aluno I)  
Almeida (2003) reforça a importância do professor como mediador no processo de ensino-  
aprendizagem, cujo papel é o de orientar e provocar reflexões para que ocorra uma aprendizagem  
significativa. Os relatos citados evidenciam que os tutores assumiram esse papel de mediador da  
aprendizagem.  
Sobre a avaliação do curso de Inglês Instrumental EaD, 7 alunos avaliaram como ótimo e 2  
como muito bom. Na avaliação, os alunos apontaram em seus depoimentos as vantagens e  
desvantagens identificadas por eles. Com relação às vantagens, apontaram:  
“A vantagem é você fazer em seu tempo, sem pressões.” (Aluno A)  
“Sem dúvida a flexibilidade do tempo. Posso estudar e fazer as atividades no momento mais  
relaxado e de melhor produtividade.” (Aluno B)  
estudar de forma remota é bem cômodo. O aluno pode acessar a plataforma em um horário mais  
conveniente, fazer as suas atividades e ainda ter um tempo razoável para a entrega. Isso aliado à  
disponibilidade do professor e dos tutores foi bastante interessante.” (Aluno C)  
“Poder decidir o horário de estudo, e ter acesso ao curso 24 horas por dia.” (Aluno E)  
“Vantagens: flexibilidade nos horários, as aulas foram estudadas com calma.” (Aluno F)  
“gestão do tempo” (Aluno I)  
Segundo os alunos, a flexibilidade de tempo foi uma vantagem grande do curso na  
modalidade a distância. White (2003) reforça a importância de um planejamento rigoroso e  
técnicas específicas, em um curso EaD, para promover flexibilidade que possibilite ao aluno  
estudar em seu tempo e ritmo. Visto o reconhecimento, pelos estudantes, desse aspecto como  
relevante para a aprendizagem, notamos que, tanto se confirma a orientação de White (2003),  
quanto se atesta que o curso alcançou o objetivo de promover tal flexibilidade sem, contudo, abrir  
mão dos procedimentos que permitissem um rigor na avaliação.  
Por outro lado, dentre as desvantagens, mencionaram:  
“A desvantagem é que em casa você acaba não dando o seu melhor e não coloca o curso como  
uma prioridade.” (Aluno A)  
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Se estivesse na sala física, no tempo síncrono, depois do expediente na UESC, eu não faria o curso,  
pois depois das 16h, apenas queremos voltar pra casa e descansar após um dia inteiro de trabalho.”  
Aluno B)  
(
o aluno precisa ter muita disciplina para cumprir os prazos.” (Aluno D)  
Manter disciplina para estudar.” (Aluno E)  
dificuldade no comprometimento por estar em casa.” (Aluno F)  
pouca interação com colegas / sem atividades dinâmicas compartilhadas ou em grupo” (Aluno I)  
De acordo com os alunos, a disciplina para estudar em casa foi uma das desvantagens  
apontadas. O processo de ensino-aprendizagem ocorreu em um ambiente digital que, segundo  
Almeida (2003), inclui a organização de situações de aprendizagem nesses ambientes,  
planejamento e elaboração de materiais didáticos utilizando múltiplas mídias e linguagens. Tais  
aspectos citados pela autora foram contemplados na elaboração e implementação do curso,  
visando desenvolver a autonomia e a responsabilidade do aluno com relação à sua própria  
aprendizagem. Todavia, o que consiste em um dos diferenciais de um curso EaD, a viabilização da  
autonomia do aprendiz, no processo de aprendizagem, pode constituir também uma barreira.  
Tecemos, a seguir, as possíveis considerações acerca dessas respostas que, no entanto, estão  
longe de uma solução conclusiva, mas pretendem apontar caminhos para outras reflexões e  
experimentações no âmbito do ensino a distância de leitura em línguas estrangeiras.  
Considerações Finais  
O escopo deste artigo consistiu no relato da investigação do processo de ensino-  
aprendizagem no curso de Inglês instrumental mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação  
e Comunicação (TDIC), a partir das impressões do público-alvo acerca do desenvolvimento da  
habilidade de leitura em língua inglesa por meio da experiência didática no EaD. Com olhar  
analítico que propomos dessa experiência docente, esperamos responder a prováveis  
questionamentos acerca da viabilidade de se promover um ensino de inglês a distância, de  
qualidade, para atender a demandas de internacionalização das instituições de ensino superior,  
bem como para oferecer possibilidades de ensino frente a empecilhos espaço-temporais.  
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Um curso ministrado a distância requer, como mencionamos, um planejamento meticuloso  
que envolve a escolha de recursos tecnológicos e a elaboração de material didático explorando as  
diversas mídias, linguagens e ferramentas digitais, com vistas à promoção da interatividade e à  
quebra de barreiras espaço-temporais (ALMEIDA, 2003; WHITE, 2003).  
As percepções dos alunos sobre a aprendizagem de leitura em língua inglesa num curso  
EaD substanciam a reflexão sobre a relevância dessa modalidade de ensino, apontando, também,  
caminhos para o aprimoramento.  
Os aspectos vantajosos do curso, segundo os alunos, incluem a integração das ferramentas  
digitais utilizadas, o material didático, com linguagem clara e conteúdo atual, a interação com  
tutores que proveram o apoio necessário e, sobretudo, a flexibilidade para que conduzissem as  
tarefas em seu ritmo e tempo.  
Entre as limitações, foi assinalada a necessidade de interação entre alunos e número maior  
de encontros síncronos a fim de promover um aprendizado em conjunto. Outra barreira sentida  
foi a demanda pela responsabilidade por guiar os estudos num momento de sobrecarga de tarefas  
devido à adaptação repentina ao trabalho a distância o que dificultou a administração do tempo.  
Analisando as percepções dos alunos, vislumbramos a potencial contribuição que as  
tecnologias digitais e os ambientes virtuais de aprendizagem podem oferecer ao ensino de leitura  
em língua inglesa a distância. Contudo, notamos também a necessidade de facilitar a  
aprendizagem colaborativa, por meio de encontros síncronos ou por vias outras que promovam a  
interação entre alunos. Dado esse passo, é provável que encontremos uma alternativa à  
sobrecarga sentida pelos estudantes diante de uma autonomia que tiveram que construir de  
forma solitária.  
Finalizando, propomos que mudemos e nos adaptemos aos novos cenários educacionais  
emergentes para nós professores. A qualidade no ensino ainda é o foco principal, seja ela  
presencial ou a distância, sendo preciso quebrar alguns paradigmas sobre o uso de tecnologias na  
educação. Investir em qualificação docente para lidar com esses novos cenários pode ser uma luz  
no fim do túnel.  
Possivelmente, se tivéssemos gozado de tempo hábil para a capacitação de professores e  
de alunos, visto que muitos ainda não têm familiaridade com o uso das TDIC e dos AVA voltado  
para o contexto educacional, já teríamos ferramentas para lidar com algumas dessas lacunas que  
os alunos apontaram, como a necessidade de promover um ambiente que proporcione mais  
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interações sociais entre os participantes, favorecendo a aprendizagem colaborativa e superando  
as dificuldades em decorrência de um processo solitário de ensino-aprendizagem a distância.  
Logo, o preparo de professores, estudantes e instituições (no sentido de torná-las equipadas para  
a emergência do ensino híbrido) deve estar na ordem do dia entre as propostas e planejamento  
para os desafios do nosso sistema educacional.  
Referências  
ALMEIDA, M. E. B. 2003. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos  
ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29.2: 327-340. São Paulo.  
BRAHIM, A. C. S. M.; E. M. O. SILVA; I. M. BRUZ. 2015. O uso de um ambiente virtual de  
aprendizagem como apoio para o ensino de inglês na perspectiva de língua como discurso. Revista  
Letras, 17.20: 1-18. Curitiba.  
CANVA. Página inicial. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/ . Acesso em: 30 ago. 2022.  
EDMODO. Página inicial. Disponível em: http://edmodo.com. Acesso em: 15 set. 2021.  
LIMA, S. C. 2011. O papel das interações na sala de aula de leitura em LE com o uso das TICs na  
perspectiva sócio-construtivista. In: TAVARES, K. et al. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos,  
práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ,  
pp. 172-189.  
MUKUNDAN, J; A. ZARIFI; S. A. R. KALAJAHI. 2016. Developing Reading Materials for ESL Learners.  
In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei:  
Sense Publishers. pp. 65-74.  
em: 5 jan. 2020.  
PEREIRA, A. L.; B. SABOTA. 2016. Tecnologias digitais e ensino de língua estrangeira: realidades e  
desafios. REVELLI, 8.1: 178 198. Inhumas.  
PLOTAGON. Página inicial. Disponível em: https://www.plotagon.com/. Acesso em: 30 ago. 2022.  
SOLEIMANI, H.; M. M. ESMAILI. 2016. Technology in Materials Development: A CALL Perspective.  
In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei:  
Sense Publishers, pp. 135-144.  
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SOUZA, A.G.F.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELLO, L.F. 2005. Leitura em Língua Inglesa: uma  
abordagem instrumental. São Paulo: Disal.  
WHITE, C. 2003. Language Learning in Distance Education. Cambridge: CUP.  
Apêndice 1. CLEI - Inglês Instrumental 2020 - Questionário inicial do curso 1  
O objetivo deste questionário é identificar sua relação com a Língua Inglesa e obter informações  
acerca de seu conhecimento prévio na língua, suas atitudes e experiências em leitura a fim de  
compreendermos melhor nosso público-alvo.  
Nome completo:*  
Sua resposta  
E-mail:*  
Sua resposta  
1
-Quais as suas expectativas com relação ao curso? O que te fez se inscrever?*  
Sua resposta  
2-Você já estudou Inglês previamente?*Sua resposta  
(
(
) Sim  
) Não  
3
(
(
(
(
(
-Onde você já estudou Inglês?*  
) Colégio  
) Universidade/Faculdade  
) Escola de idiomas  
) Trabalho  
) Sou autodidata  
4
(
-Qual a sua formação?*  
) Ensino médio  
(
(
(
) Superior incompleto  
) Superior completo  
) Pós graduação  
5
(
-Você já participou de um curso na modalidade a distância (EaD)?*  
) Sim  
(
) Não  
6-Se afirmativo, que tipo de curso?  
Sua resposta  
7-Com relação ao curso EaD, caso tenha participado, do que mais gostou e do que menos gostou?  
Sua resposta  
8-Aponte em quais áreas da sua vida você utiliza a Língua Inglesa. Descreva brevemente as  
atividades que realiza usando o Inglês.*  
Sua resposta  
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9
-Quais outras línguas estrangeiras você já estudou e por quanto tempo?*  
Sua resposta  
1
(
(
(
(
(
(
(
(
0-Que tipo de material em Inglês você deve ler para a sua área de atuação?*  
) E-mail  
) Editais  
) Relatórios  
) Resumos  
) Revistas  
) Livros e textos recomendados  
) Artigos/Periódicos  
) Outro: __________________________________  
1
(
(
(
(
1-Com que frequência você faz leituras em Inglês?*  
) Frequentemente  
) Ocasionalmente  
) Raramente  
) Nunca  
1
(
(
(
(
2-Como você avalia seu conhecimento de Inglês em relação à habilidade de leitura?*  
) Ótimo  
) Bom  
) Regular  
) Ruim  
1
(
(
3-Você se sente capaz de ler os textos que circulam em seu ambiente de estudo/trabalho?*  
) Sim  
) Não  
1
4-Como você avalia seu conhecimento de Inglês segundo as seis habilidades abaixo?*  
Falar  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
Ouvir  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
Falar-ouvir - (interação, ex: telefonema)  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
Ler  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
Escrever  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
Ler-escrever - (interação, ex: e-mail)  
(
) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim  
1
5-Quais das habilidades abaixo, em sua opinião, são mais utilizadas no seu contexto estudantil/  
profissional?*  
(
(
) Falar  
) Ouvir  
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_________________________________________________________________________________________  
(
) Falar-ouvir  
(
(
(
) Ler  
) Escrever  
) Ler-escrever  
Apêndice 2. CLEI - Inglês Instrumental 2020 - Questionário final do curso 2  
O objetivo deste questionário é identificar as percepções dos alunos de sua aprendizagem,  
recursos didáticos e sobre o ambiente de aprendizagem Edmodo no curso de Inglês Instrumental  
ministrado na modalidade EaD.  
1
-Suas expectativas com relação ao curso foram atendidas?*  
(
(
(
) Plenamente  
) Parcialmente  
) Não foram atendidas  
2
-De uma "forma geral", como você avalia o curso de INGLÊS INSTRUMENTAL?*  
(
(
(
(
(
) Ótimo  
) Muito Bom  
) Bom  
) Regular  
) Fraco  
3
-Como você avalia sua habilidade de leitura em língua inglesa após o curso?*  
(
(
(
(
(
) Ótimo  
) Muito Bom  
) Bom  
) Regular  
) Fraco  
4
-Você conseguia realizar a leitura dos textos utilizando as estratégias de leitura, ou dos aspectos  
linguísticos (vocabulário e gramática) apresentados nos slides e nas vídeo-aulas sem precisar  
recorrer a ferramentas de tradução automática?*  
(
(
(
) Sim  
) Não  
) Talvez  
5-Caso tenha respondido que "não" ou "talvez", o que precisa ser reforçado para que você consiga  
ler os textos?*  
Sua resposta  
6-Faça um breve comentário sobre o que você achou dos textos utilizados durante o curso.*  
Sua resposta  
7
-Hoje, você se sente capaz de ler os textos que circulam em seu ambiente de trabalho?*  
(
(
(
) Sim  
) Não  
) Talvez  
8-Como você avalia a plataforma Edmodo?*  
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São Paulo (SP), v. 44 n.2, ago./dez.2023 ISSN 2318-7115  
O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no Edmodo...  
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(
) Ótima  
) Muto boa  
) Boa  
) Regular  
) Ruim  
(
(
(
(
9
-Na sua opinião, quais são os "ponto positivos" e "pontos negativos" do Edmodo?*  
Sua resposta  
1
0-Como você avalia o material didático do curso?*  
(
(
(
(
(
) Ótimo  
) Muito bom  
) Bom  
) Regular  
) Ruim  
1
1-Na sua visão, quais são os "pontos positivos" e "pontos negativos" do material didático utilizado  
no curso? Avalie cada recurso utilizado (vídeo, slides, textos e atividades)*  
Sua resposta  
1
2-Dos recursos disponibilizados, qual (quais) contribuiu (contribuíram) efetivamente para sua  
aprendizagem durante o curso? De que forma?*  
Sua resposta  
1
3-Com foi sua interação com os tutores?*  
Sua resposta  
1
4-Como você avalia este curso na modalidade a distância?  
(
(
(
(
(
) Ótimo  
) Muito bom  
) Bom  
) Regular  
) Fraco  
1
5-Quais as "vantagens" e "desvantagens" identificadas por você ao fazer o curso na modalidade  
a distância?*  
Sua resposta  
1
6-Como você avalia a metodologia utilizada no curso? O que você destacaria como "pontos  
positivos" e "pontos negativos"?*  
Sua resposta  
1
7-O que você gostaria que tivesse sido contemplado no curso e não foi?*  
Sua resposta  
1
8-Quais são suas sugestões para melhorar o curso visando atender melhor as turmas futuras?  
Gostaríamos de contar com sua contribuição.*  
Sua resposta  
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São Paulo (SP), v. 44 n.2, ago./dez. 2023  
ISSN 2318-7115