Samantha G. M. RAMOS; Fernanda Machado BRENER; Areta Estefane BELO
147
_________________________________________________________________________________________
gera a insegurança e limita o professor no que tange às possibilidades de explorar contextos
abarcados pelo ensino da língua inglesa.
Segundo os participantes, algumas atividades do curso acabam por contribuir
indiretamente para a formação do professor em IFE mesmo não sendo o objetivo inicial (excertos
08, 09, 10, 11 e 12). No excerto 13, nos deparamos com proposta de aprimoramento do currículo.
Ainda que o ensino de IFE figure de alguma forma nas disciplinas, não acontece de forma plena
para assegurar ao professor em formação os conhecimentos de base necessários para se valer
dessa abordagem.
Quadro 02 – Excertos sobre atividades que contribuem indiretamente para a formação do
professor de IFE.
Excerto 08
To be honest, I think that we are not developing students to be prepared for
teaching in ESP courses. I feel that we could be doing more. For example, this year
I'm having my internship context based on Instrumental Reading, and I don't
remember seeing this skill during the course. So I think that we have a gap when
talking about ESP in our undergraduation.
Excerto 09
Excerto 10
Além disso, nos estágios obrigatórios durante a pandemia, há um grupo que está
realizando um curso de Inglês para vestibular. Há professores do próprio curso de
letras que dão aulas de Inglês para outros cursos da UEL como: Secretariado,
Química, Jornalismo, Biomedicina etc.
A internacionalização e preparação para atuar em ESP é trabalhada por meio de
diversas aulas, como linguística aplicada, gêneros textuais, escrita, oralidade. Na
aula de linguística aplicada estudamos os conceitos de ESP e internacionalização, para
que por meio de outras disciplinas possamos aprender formas de ensinar aos
alunos. No meu trabalho surgem demandas de ESP, e acredito que no trabalho de
qualquer professor aparecerá em algum momento uma oportunidade de trabalhar
com esse contexto. O que poderia ser trabalhado durante o curso são as maneiras
de visualizar a demanda e aplicar os conteúdos estudados de forma eficiente,
considerando cada propósito específico.
Excerto 11
Excerto 12
Eu acredito que algumas matérias no nosso currículo auxiliam na preparação e
atuação em ESP, porém não acho que tenhamos tido um momento específico onde
o ESP foi o foco. Eu acho que é um campo bastante interessante, no qual eu teria
interesse de conhecer mais. Sobre o que poderia ser trabalhado, acredito que
entender as especificidades que o ESP pede, como buscar e aprender os
propósitos de cada contexto.
No primeiro ano do curso de letras Inglês tivemos a matéria Linguística Aplicada,
essa matéria foi muito importante pois nela aprendemos sobre o ensino de uma
língua multicultural e as soluções para os problemas da linguagem que podemos
encontrar no dia a dia da vida real. Também trabalhamos diferentes contextos de
ensino como o ESP. Porém, como essa matéria foi apenas do primeiro ano, acho
que não deu para se aprofundar muito, acho que para um ensino mais profundo,
para atuar em contexto de ESP, essa matéria deveria estar presente nos outros
anos também.
_________________________________________________________________________________________
São Paulo (SP), v. 44 n.1, jan./jul. 2023 ISSN 2318-7115