Suzana Toniolo LINHATI; Susana Cristina dos REIS
43
_________________________________________________________________________________________
De acordo com McGonigal (2017, p. 40), os ARGs buscam “nos ajudar a aliviar a sensação
frustrante de que, em nosso trabalho real, não estamos fazendo nenhum progresso ou causando
qualquer impacto”. Em outras palavras, esse gênero de jogo contribui para que tornemos
atividades cotidianas tediosas em atividades que nos geram prazer, estimulando uma atitude de
agência frente às adversidades vividas, além de novas aprendizagens e comportamentos
(PALMER; PETROSKI, 2016). Nessa perspectiva, conceituamos ARG como um jogo de imersão
transmidiático, pautado em circunstâncias do mundo real e do mundo fictício, que conduz o
jogador à resolução de diferentes desafios dispersos em páginas da web e/ou no mundo real, de
forma engajada e proativa (PALMER; PETROSKI, 2016).
No Brasil, estudos sobre os ARGs, no âmbito educacional, vêm sendo desenvolvidos no
decorrer dos últimos anos em diferentes áreas do conhecimento (CHECHI, CLEOPHAS, 2019;
FERNANDES, 2020; HOFFMANN, 2022; LINS, 2021, 2022), o que evidencia a sua pertinência para a
promoção de uma aprendizagem engajadora e significativa.
Com base no exposto e, com o intuito de contribuir para os processos de ensino e de
aprendizagem em línguas adicionais nos contextos acadêmico e escolar, este artigo tem o
objetivo de apresentar uma proposta de material didático digital (MDD) para promover a
formação continuada de professores de língua espanhola (E/LE) no formato de um curso on-line.
A temática principal do curso é o desenvolvimento de materiais didáticos digitais por professores
de línguas na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009, 2015;
KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020), usando em seu design os elementos de um jogo ARG.
Esse curso piloto foi desenvolvido como produto da disciplina de Design de Materiais
Didáticos Digitais nas perspectivas da análise crítica de gêneros e (multi)letramentos, ofertada
durante o primeiro semestre letivo de 2022, pelo Programa de Pós-graduação em Letras
(PPGLETRAS/UFSM). A proposta de curso on-line foi intitulada como E-LE en (form)acción: Juego
de Realidad (como) Alternativa para la elaboración de material didáctico digital, tendo como
aporte teórico uma abordagem sociocultural, em uma visão de ensino de línguas baseada em
gêneros e na Pedagogia dos Multiletramentos (ROSE; MARTIN, 2018; COPE; KALANTZIS, 2009,
2
015; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020), e, tendo como aporte teórico pressupostos do Design
instrucional contextualizado (FILATRO; PICONEZ, 2004; FILATRO, 2008).
Para fins de organização, o presente estudo está dividido em quatro seções, além desta
introdução; na primeira, explanamos os pressupostos teóricos que contribuíram para o
_________________________________________________________________________________________
São Paulo (SP), v. 44 n.2, ago./dez. 2023
ISSN 2318-7115