A formação de professores de língua inglesa para fins específicos no Brasil: uma experiência em tempos de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a2

Keywords:

Fins específicos, Inglês para fins específicos, Formação de professores

Abstract

Nos últimos anos, observou-se uma crescente demanda por cursos de Línguas para Fins Específicos. Nesse sentido, o presente trabalho investiga a formação de professores dessa área, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Para tal, é traçado um breve panorama do ensino de LinFE no mundo e no Brasil e, em seguida, apresentamos um relato de experiência vivenciado em contexto remoto, com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. O presente estudo propõe (re)pensar a formação do profissional de LinFE dentro da graduação, demonstra práticas (tele)colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e aponta para a necessidade da formação continuada para professores. 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcela Iochem Valente, UERJ

Professora Adjunta do setor de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, na área de Língua; na Pós-graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada: Inglês como Língua Estrangeira; e na graduação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa. Possui Doutorado em Letras - Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013); Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009); e graduação em Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa - pela mesma universidade (2007).

Fátima Machado, UERJ

Especialista em Linguística Aplicada com Ênfase no Ensino de Inglês como Língua Adicional e cursando Mestrado em Estudos de Língua, Linguística (ambos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

References

ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Criando Situações de Aprendizagem Colaborativa. In:IX WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2003, pp. 53- 60. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/774/760. Acesso em 09 jan. 2014.

CELANI, M. A. A. 2012. A formação de professores na área de línguas para fins específicos no contexto do século XXI. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos; XXIV Seminário Nacional de Inglês Instrumental; XII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. Anais. FATEC, São Paulo

CELANI, M. A.; FREIRE, M. M.; RAMOS, R. C. G. (Org.). 2009. A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas: Mercado de Letras.

CELANI, M. A. A.; HOLMES, J. L.; RAMOS, R. C. G.; SCOTT, M. R. 1988; The Brazilian Esp Project: An Evaluation. São Paulo: EDUC.

CRISTÓVÃO, V.L.L.; BEATO-CANATO, A.P.M. 2016. A formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. D.E.L.T.A [on-line]. vol.32, n.1, pp.45-74. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/delta/v32n1/0102-4450-delta-32-01-00045.pdf> Acesso em: 25 nov. 19

DUDLEY-EVANS, T., & ST JOHN, M. 1998. Developments in ESP: A Multi-Disciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press.

HOLMES, J, CELANI, M. A. A., 2006. Sustainability and local knowledge: The case of the Brazilian ESP Project 1980–2005 em English for Specific Purposes 25, The American University: Elsevier Ltd

HUTCHINSON, T. & WATERS, A. 1987. English for specific purposes: a learning-centred approach. Cambridge University Press.

MAGNAGNAGNO, C. C.; RAMOS, M. P.; OLIVEIRA, L. Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 4, p. 507-516, Dec. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400507&lng=en&nrm=iso>. access on 04 May 2021. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e00842014.

OCHIUCCI, M. S. M. A formação pré-serviço do professor de Língua Francesa na perspectiva do ensino de línguas para fins específicos: desafios e possibilidades. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.O’DOWD, R. The . Telecollaboration and CALL. In M. Thomas, H. Reindeers, & M. Warschauer (Eds.), Contemporary computer-assisted language learning (pp. 123–141).

PUC-RJ. Descrição do curso de Letras. http://www.letras.puc-rio.br/ . Acesso em: 17 dez, 2019.

RAMOS, R. C. G. 2005. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes. p. 109-123.

SILVA, T. G. D. Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas. 2017. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.STREVENS, P. 1988. The learner and the teacher of ESP. In: D. CHAMBERLAIN; R.J. BAUMGARDNER, 1988, ESP in the classroom: practice and evaluation. ELT document 128. British Council. pp. 39-44.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Descrição do curso de Letras. 2019. Disponível em: <http://www.dep.uerj.br/fluxos/letras_portugues_literaturas_licenciatura.pdf>. Acesso em: 15 dez, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Descrição do curso de Letras. 2009. Disponível em

<http://www.portal.letras.ufrj.br/images/Graduacao/Fluxogramas/Ingles/Fluxograma%20Bach.%20Port.-Ingl%C3%AAs%202019-2.pdf>. Acesso em: 17 dez, 2019.

Published

2022-01-20

How to Cite

Valente, M. I., & Machado, F. (2022). A formação de professores de língua inglesa para fins específicos no Brasil: uma experiência em tempos de pandemia. The ESPecialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a2

Issue

Section

Papers