A BNCC e o papel do professor de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a3

Palabras clave:

BNCC, Documentos prescritivos da ação docente, Professores da educação básica

Resumen

Como a Base Nacional Curricular Comum é o documento prescritivo da ação pedagógica mais recente no país, e diante da importância do professor como o responsável direto e imediato pela transposição das prescrições para a sala de aula, interessamo-nos em investigar quais as responsabilidades pré-definidas aos professores de língua portuguesa na BNCC, buscando responder à questão: os professores são concebidos pelo documento como atores responsáveis por suas ações ou como agentes? Para tanto, pautamo-nos nos preceitos teóricos-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que são vários os envolvidos na produção e nas ações de pôr em prática a BNCC, entre eles o professor. Contudo, ao professor é atribuído o papel de agente, simples participante de um processo sobre o qual não lhe são atribuídas responsabilidades, cabe a ele apenas colaborar para que os objetivos da BNCC sejam alcançados.

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Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Marilúcia Santos Domingos Striquer is an adjunct Professor at the Center for Letters, Communication and Arts – Jacarezinho campus Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordinator of the Professional Master’s Degree in Literature – PROFLETRAS/UENP (Oedinance 210/2018). Researcher of the DIALE Research Group (CNPQ/UENP. marilucia@uenp.com.br

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Publicado

2019-07-08

Cómo citar

Striquer, M. dos S. D. (2019). A BNCC e o papel do professor de Língua Portuguesa. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a3

Número

Sección

Papers