Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para práticas multiletradas: idealização, concepção e forma

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a10

Palabras clave:

Design, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, práticas multiletradas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o design (idealização, concepção e forma) de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a saber, TelEduc e EdModo. Partindo da observação das interações (ferramentas e funcionalidades) propiciadas em cada ambiente, observamos que para o TelEduc o seu design foi baseado na sala de aula presencial, ou seja, nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola do século XX, marcada apenas por letramentos escolares convencionais de ensino-aprendizagem e de pouca colaboração entre os seus usuários. Para o EdModo, observarmos que o seu design de ferramentas e funcionalidades foi pensado para propiciar o uso de diferentes modos de linguagem – textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com outros meios tecnológicos característico de práticas multiletradas contemporâneas. Concluímos que os ambientes virtuais de aprendizagem devam, com suas funcionalidades/ferramentas, ou seja, seu design, propiciar para que diferentes transformações no modo de interação com o ensino-aprendizagem se estabeleçam, uma renovação dos sentidos do passado e a criação de sentidos futuros, que se aproximem da realidade digital vivida pelos cidadãos contemporâneos e de seus novos modos de significação. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adolfo Tanzi Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Departamento de Letras Anglo-germânicas

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Licenciatura em Língua Inglesa pela Broward Community College, Flórida - EUA (BCC), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da PUC-SP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante (solidário) na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Letras Anglo-germânicas da UFRJ. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Educação Multi/Bilíngue Português-Inglês (EDULINGUE) na PUC-SP. É coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-culturais (2017-2020). É coordenador do grupo de pesquisa sobre Arquitetônica Social Escolar: repertórios, discursos, espaços e artefatos para o ensino de línguas - GEASE/CNPq e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada. O foco atual de pesquisa está nos estudos das linguagens, culturas e identidades em contextos multi/bilíngues para mobilidade linguística e na arquitetônica social escolar para analisar os diferentes contextos sócio-histórico-culturais escolares (presencial ou digital), suas interrelações entre poder e controle, discursos (instrucional e regulador) e artefatos mediadores no processo de ensino-aprendizagem de línguas e na formação da consciência humana.

Citas

BARBERÀ, Elena.; ROCHERA, Maria José. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseados no Projeto de Materiais Autossuficientes e na Aprendizagem Autodirigida. In: COLL, César.; MONEREO, Carles. (Orgs) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. pp. 157-170.

BOLTER, J. D.; GRUSIN R. Remediation: understanding new media. Cambridge, MA, USA: The MIT Press, 2000.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ________. (Orgs.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. pp. 15-46.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold, 1994.

KALANTZIS, M.; COPE, B. [2000] Multiliteracies – a Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures – The New London Group. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006a. pp. 8-36.

________. [2000] Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006b. pp. 121-148.

KRESS, G. R.; LEEUWEN, T. V. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.

LANKSHEAR, Colin.; KNOBEL Michele. Critical cyberliteracies: what young people can teach us about reading and writing the world. In: National Council of English Teachers’ Assembly for Research Mid-Winter Conference. New York: Journal: Annual meeting of the National Council of English Teachers’, fev. 2002. pp. 22-24.

LANKSHEAR, Colin. The stuff of new literacies. In: Mary Lou Fulton Symposium. Lugar: Arizona State University, abril 2007. Disponível em: http://everydayliteracies.net/files/stuff.pdf . Acesso: 16 ago. 2018.

LEEUWEN, T. V. Introducing Social Semiotics. EUA e Canadá: Routledge, 2005.

LEMKE, J. L. Learning across multiple places and their chronotopes. In: Symposium Spaces and Boundaries of Learning. San Diego: AERA, 2004.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Londres: Harvard Educational Review, 1996. pp. 60-92.

ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente - Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a. pp. 163-196.

________. Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. pp. 13-36.

ROSA, A. A. C. Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola. 2016. 203 f. Tese. (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TANZI NETO, A. Design de ambientes virtuais de aprendizagem e as contribuições da pedagogia dos multiletramentos, dos estudos bakhtinianos e de remidiação. 2014. 120 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TERRAFORUM CONSULTORES. Educação 2.0: interação e colaboração para o aprendizado. Disponível em: https://docplayer.com.br/2876226-Educacao-2-0-interacao-e-colaboracao-para-o-aprendizado.html. Acesso: 18 ago.2018.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

Tanzi Neto, A. (2018). Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para práticas multiletradas: idealização, concepção e forma. The ESPecialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a10

Número

Sección

Papers