Letramento crítico e questões de gênero e sexualidade em aulas de língua inglesa no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexão e expansão de percepções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a2

Palabras clave:

Gênero e Sexualidade, Projeto de extensão, Letramento crítico

Resumen

É possível ensinar a língua inglesa e promover criticidade sobre alguns temas sociais urgentes? A investigação buscou responder a esse questionamento por meio de uma pesquisa-ação com alunos do nível pré-intermediário do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados apontam que a criação de ambientes para o desenvolvimento da consciência crítica, os debates sobre os temas abordados (gênero e sexualidade) e as atividades trabalhadas em sala, desenvolvidas sob a perspectiva do Letramento Crítico (JANKS, 2013, 2014; MCLAUGHLIN & DEVOOGD, 2004), propiciaram reflexões, reconstruções e ampliação sobre os temas discutidos. Houve também um significativo desenvolvimento linguístico-discursivo dos alunos em língua inglesa. Os dados evidenciam, portanto, a relevância do ensino crítico aliado a um ensino de língua inglesa que leva em consideração os interesses e necessidades dos alunos para formação cidadã.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucas da Silva França, Universidade Federal de Alagoas

Linguística Aplicada

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas

Linguística Aplicada

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981

BURNS, Anne. Doing action research in English language: a guide for practitioners.

New York: Routledge, 2010.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BRYDON, Diana. Local needs, global contexts: learning new literacies. In: MACIEL, R. F. e ARAÚJO, V. A. (Orgs). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, Paco Editora. Pp.105. 2011.

CÉSAR, Maria R. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. v. 12, n. 2, jul./dez. Juiz de Fora: R. Est. Pesq. Educ. 2010.

HALBWATCHS, Maurice. On collective memory. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

JANKS, Hilary. Doing critical literacy: texts and activities for students and

teachers. New York: Routledge, 2014.

JANKS, Hilary. Critical literacy in teaching and research. v. 4, n. 2, June 2013, p. 225–242. UK: Education Inquiry, 2013. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.3402/edui.v4i2.22071?needAccess=true> Acesso em: 05 jan. 2019.

JORDÃO, Clarissa M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico: farinhas do mesmo saco?. In: ROCHA, C. MACIEL, R. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013.

LOURO, Guacira L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MCLAUGHLIN, Maureen; DEVOOGD, Glen L. Critical literacy as comprehension:

expanding reader response. International reading association, 2004.

MOITA LOPES, Luiz P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, Luiz P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES. Luiz P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MURRAY, Kevin. The construction of identity in the narratives of romance and comedy. In: SHOTTER, J E GERGEN, K. J. (eds.). Texts of identity. London, Sage Norton, B. (1997) Language, identity and ownership of English. Terol Quartely. p. 409-430, 1989.

SHOTTER, John; GERGEN, Kenneth J. Texts of identity. London: Sage, 1989.

STREET, Brian V. New literacies, new times: developments in literacy studies. In: STREET, B.; HORNBERGER, N. Literacy: Encyclopedia of Language and Education. v. 2. New York: Springer, 2010.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-446. set/dez.

Publicado

2021-07-24

Cómo citar

França, L. da S., & Ifa, S. (2021). Letramento crítico e questões de gênero e sexualidade em aulas de língua inglesa no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexão e expansão de percepções. The ESPecialist, 42(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a2

Número

Sección

Papers