Teatro: Possibilidade de Desenvolvimento de Agência em Atividades organizadas pela linguagem da Argumentação Colaborativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a8

Palabras clave:

Argumentação Colaborativa, Teatro, Cadeia Criativa, Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, Linguagem

Resumen

Este artigo discute a argumentação colaborativa na organização da linguagem, em um projeto de teatro, voltado ao desenvolvimento de novos modos de agir (agência), em um sistema de atividades em cadeia (LIBERALI) que se propõe criativa. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, desenvolvida com alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental, “Teatro como Possibilidade de Desenvolvimento de Agência” (MOTA-SALVADOR, 2014), defendida na PUC-SP. Está inserido no contexto da Linguística Aplicada Crítica, apoiado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), na linguagem da argumentação colaborativa como organização central para o desenvolvimento de relações dialógicas em contextos educacionais. Teórico-metodologicamente está organizado com base na abordagem da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2010; 2011; 2018), cujo objetivo é criar contextos de negociação na construção de conhecimento novo e ações críticas no agir com outros. Os dados são um recorte de um dos Elos de uma Cadeia Criativa, analisados com base nas discussões da linguagem da argumentação colaborativa (LIBERALI, 2011; 2013). Os resultados mostram a relevância da organização da linguagem pela argumentação colaborativa nas interações, para todos os participantes e sua importância ao agir intencional e responsivo na construção de relações que possibilitem desenvolvimento cultural, em contextos multissemióticos.

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Biografía del autor/a

Francisca Nunes Mota-Salvador, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Francisca Nunes da Mota Salvador é Graduada em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela Faculdade J. Simões - Ensino Superior (2008) e graduada em LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS pela Universidade de Uberaba (2009). Especialista em Gestão Estratégica Educacional nas vertentes da Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre -ES (2010). Fundadora e diretora do Instituto Dinâmico, onde também atua como professora. Tem experiências com projetos na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos temas leitura, escrita e teatro. Orientanda da Profª e Dra Maria Cecília Camargo Magalhães, uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar – LACE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. MESTRA E DOUTORANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. (2016). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9979-0131

 

Maria Cecília Camargo Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Camargo Magalhães é Graduada em Letras Germânicas (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1970), Licenciada em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1971), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e Dra. em Educação pelo College of Education - Virginia Polytechnic Institute and State University (1990) em Currículo e Instrução com foco na leitura e em formação contínua de professores, com base na metodologia colaborativo-crítica. Defendeu tese de DR com um trabalho colaborativo desenvolvido com uma professora de um grupo de reforço em leitura, em uma escola americana. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Linguística e PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, formação contínua de professores colaborativos e críticos, formação de educadores para contextos bi/multilíngues, metodologia de pesquisa Crítica de Colaboração. Sua pesquisa está embasada no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e na concepção enunciativa de linguagem (Volochinov e Bakhtin). Em programas de extensão, coordena e ministra sobre formação de educadores, teorias de ensino-aprendizagem, leitura e escrita com foco nos gêneros do discurso e questões de cidadania. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - LACE e atua como Editora de Seção na Revista Delta. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8567-0358

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Mota-Salvador, F. N., & Magalhães, M. C. C. (2020). Teatro: Possibilidade de Desenvolvimento de Agência em Atividades organizadas pela linguagem da Argumentação Colaborativa. The ESPecialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a8

Número

Sección

Papers