Latim – Cultura e Língua em Oficinas

Autores

  • Meris Antonio Mascarello UCS - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Latim, traço cultural, Ensino Instrumental de Latim, ensino

Resumo

O objetivo do presente trabalho é compartilhar a experiência de ensino de Língua Latina, sob a Abordagem Instrumental, por meio de oficinas temáticas para comprovar, entre outros objetivos, que o latim está presente em países de Língua Portuguesa, em textos jurídicos e científicos, nos nomes de plantas, animais, na heráldica, em vários termos que são praticamente intraduzíveis, e que se encontram inseridos no discurso oral e escrito do cotidiano. Desse modo, pretende-se observar a presença do latim em tempos modernos como língua universal, e propiciar sua inclusão nos programas de ensino fundamental e médio como disciplina coadjuvante da Língua Portuguesa. A viabilidade pedagógica deste projeto fundamenta-se na construção de atividades lúdico-prazerosas intermediadas por personagens figurativo-representativos da história romana, entre eles, Asterix e Obelix, que interagem continuamente no desenvolvimento da abordagem histórico-cultural e lingüística como detetives em apuros.

Biografia do Autor

Meris Antonio Mascarello, UCS - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Meris Antonio Mascarello is a professor at Universidade de Caxias do Sul. He graduated in Philosophy and Letters, has a Postgraduate degree in School Management and holds a PhD in Modern Languages from Universidad del Salvador, Buenos Aires.

Downloads

Como Citar

Mascarello, M. A. (2011). Latim – Cultura e Língua em Oficinas. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6209

Edição

Seção

Artigos